(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

OPINIÃO

Fim da linha para o Flamento em 2023

*Rafael Octaviano de Souza

            Se havia algum resquício de esperança na conquista de um título em 2023, foi por terra após a derrota em Porto Alegre para o Grêmio. O ano de 2023 promete terminar para a torcida do Flamengo de maneira melancólica, só não vou dizer que da maneira com que começou, pois ainda existe a chance de vergonhosamente ficarmos de fora da próxima Libertadores em 2024.

            Após a contratação de Tite, e as duas vitórias imerecidas contra Cruzeiro (2 a 0) e Vasco (1 a 0), a torcida rubro-negra teve a “falsa” impressão de que o título era possível. Mesmo sabendo que dificilmente seríamos campeões, só o fato de “poder” acreditar na conquista nos fez passar por uma “alienação coletiva” saudável.

            Não tenho a menor dúvida, de que após a conquista da Taça Libertadores e Copa do Brasil em 2022, a diretoria, amadora, diga-se de passagem, percebeu que houve um grande comodismo por parte dos atletas no Campeonato Brasileiro do mesmo ano. Na cabeça dos diretores, o clube precisaria passar por uma reformulação no seu elenco para voltar a ter apetite por vitórias.

            Por essa razão, preferiram não renovar com Dorival Junior e trazer Vitor Pereira, ocorre que no mundo do futebol, “ninguém corta o galho onde está sentado para levar um tombo”, e percebendo a intenção da diretoria, os jogadores logo se esforçaram para derrubar o treinador, na esperança de que ocorresse justamente o mesmo que havia acontecido no ano anterior com a saída de Paulo Sousa e chegada do Dorival.

            A diretoria novamente contratou um treinador (Sampaoli) com a missão de renovar o elenco, que mais uma vez ciente das intenções alheias, dessa vez ficou de mãos atadas. Acontece que quando tudo parecia caminhar para a reformulação, eis que surge a figura do preparador físico que agride o jogador Pedro. Foi a peça que faltava no quebra cabeça para o início de demonização do técnico que de mãos atadas ainda contou com a briga entre Gerson e Varela, Braz e torcedor. Tudo caiu na conta de Sampaoli, e a situação ficou insustentável, o elenco venceu novamente.

            Depois de três tentativas de reformulações frustradas, e as vésperas de uma eleição difícil em 2024 (Landim não pode se reeleger e o adversário será nada menos que Eduardo Bandeira de Mello), a diretoria rapidamente mudou a estratégia. Não tendo forças de agir contra o grupo, trouxe Tite para que essa batata quente não queimasse em suas mãos, apressou a contratação do treinador, e transferiu para ele a responsabilidade de renovação de ídolos infrutíferos no momento para o clube como Gabigol, Everton Ribeiro, Arrascaeta e a ainda incógnita (por conta da grave lesão) Bruno Henrique.

            Em um ano complicado por conta da guerra política, Tite terá a dura missão de reascender a chama do time, recuperar atletas que já demonstram exponencial declínio técnico, tático, físico e psicológico, e ainda conviver com problemas como as péssimas condições que estará o gramado do Maracanã. O ano de 2023 é para ser esquecido pelo torcedor rubro negro, o de 2024 ainda é incerto, pois o amadorismo parece latente em quem comanda o clube mais popular do Brasil.

Compartilhe: