(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE

Fim de ano: doações regulares de sangue ajudam a manter estoque no Hemonúcleo de Paranavaí

Nesta terça-feira (25) é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, e no Hemonúcleo de Paranavaí a movimentação de doadores foi intensa. Com programação especial para receber os voluntários, a unidade ampliou o número de coletas nesta terça. “A gente aumenta a quantidade de doadores e celebra esse dia com todo respeito, oferecendo brinde e um lanche especial”, afirmou Lucas de Oliveira, chefe do Hemonúcleo de Paranavaí.

Foto: Ivan Fuquini

Além de celebrar a atitude de quem doa o próprio tempo para salvar vidas, a data lembra a importância das doações regulares de sangue, especialmente no período de fim de ano, quando historicamente a procura dos voluntários diminui e a demanda aumenta. “Nesse período de festas há uma baixa na quantidade de doações e também aumento no número de eventos, o que faz necessário reforçar os estoques”, explicou Oliveira.

O chefe do Hemonúcleo revelou que o estoque atual da unidade está próximo da regularidade, mas reforça que ainda exige atenção: “É muito importante manter as doações para que não falte, principalmente agora no final do ano.”

Ele ressaltou que todos os tipos sanguíneos são bem-vindos no momento. “Uma única doação pode salvar até quatro vidas, já que cada bolsa coletada é processada e fracionada em diferentes hemocomponentes”, disse.

Lucas de Oliveira, chefe do Hemonúcleo de Paranavaí
Foto: Ivan Fuquini

Nesta terça-feira, entre os doadores que reservaram um tempo para fazer a contribuição estava Wagner Ganassin, de 51 anos, morador de Paranavaí, que doa sangue há 25 anos. Ele contou que tudo começou por incentivo da empresa onde trabalha, que promove campanhas internas de conscientização e, desde então, nunca mais parou.

“Venho sempre. A motivação principal foi a empresa, mas depois veio o propósito de salvar vidas. É uma coisa muito importante, então continuo doando até hoje”, comentou.

O voluntário revelou que a sensação de ajudar alguém é satisfatória e fez questão de deixar um recado a quem ainda não doa: “Custa muito pouco para a gente, só nosso tempo, e estamos salvando vidas. É algo excelente a se fazer.”

Neste 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue
Foto: Ivan Fuquini
Para doar

Algumas condições são indispensáveis para quem vai doar sangue: ter entre 16 e 60 anos; pesar acima de 50 quilos; estar descansado e bem alimentado; e gozar de boas condições de saúde.

Algumas situações são temporariamente impeditivas: estar com gripe ou resfriado; ter feito tatuagem há menos de seis meses; e ingerir bebida alcoólica até 12 horas antes da coleta. Em outros casos, o impedimento é definitivo: hepatite viral após 10 anos de idade; diabetes; epilepsia ou convulsão; hanseníase; doença renal crônica; e uso de drogas injetáveis ilícitas.

Serviço

O Hemonúcleo Regional de Paranavaí fica na Rua Rio Grande do Sul, 2.490, próximo à unidade central da Santa Casa. Os atendimentos vão de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h e das 13h às 15h. O agendamento prévio deve ser feito na página da Secretaria de Estado da Saúde (sesa.pr.gov.br/doação).

Fonte: Diário do Noroeste

Compartilhe: