ADÃO RIBEIRO
Em um vídeo de 13 segundos, veiculado nas redes sociais ontem no começo da manhã, o prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ), acabou com um dos suspenses da política paranavaiense deste ano: ele não será candidato a deputado estadual em 2022. Na verdade, o vídeo faz menção ao passo seguinte: o apoio ao presidente da Câmara de Vereadores, Doutor Leônidas Fávero Netto para a Assembleia Legislativa. Antes, também nesta quarta-feira, KIQ já havia antecipado a informação para uma emissora de rádio da cidade.
Com o anúncio, Leônidas deve dar novo impulso ao projeto da pré-candidatura, circulando nas cidades da região em busca de apoio. Ele afirma que trabalhará em duas vertentes: nas câmaras de vereadores e junto à comunidade da saúde, uma vez que na condição de médico sempre teve liderança no setor e muitos contatos. Um dos apoios antecipados é de Maycon Correa, presidente da Câmara de Tamboara.
Para a comunidade em geral, Leônidas dá um recado: vai gastar muita sola de sapato para defender suas propostas, ou seja, deve fazer muitas andanças até a data do pleito, em outubro do próximo ano.
Apontado como um eventual postulante potencialmente com grande chance de vitória, KIQ preferiu adiar a decisão desde o primeiro semestre até este momento. No entanto, apontava a dificuldade de se candidatar, passando a impressão de que não iria para a disputa.
A questão familiar sempre foi a mais relevante, além da decisão difícil de renunciar ao mandato de prefeito. Ele citou em entrevista ao DN o grande número de projetos em execução e que ficariam sem terminar no seu mandato (Quando tratou do tema sempre mostrou total confiança no vice-prefeito Pedro Baraldi). Para postular uma vaga na Alep deixaria três anos e oito meses do segundo mandato de prefeito, cargo para o qual foi eleito em 2020 com 64,15% dos votos.
Em recente entrevista ao Diário do Noroeste, o médico Leônidas Fávero Neto deixou claro que só seria candidato com apoio do prefeito KIQ e do deputado estadual Tião Medeiros, pré-candidato a deputado federal no ano que vem. Medeiros vem ampliando a sua base de atuação para outras cidades fora do Noroeste do Paraná.
Outros postulantes – Em Paranavaí até o momento são pelo menos mais duas pré-candidaturas já colocadas, além da apresentada pelo Doutor Leônidas. O ex-prefeito Rogério Lorenzetti é pré-candidato a deputado estadual pelo PSD e tem a seu favor um bom trânsito junto ao Governo Estadual. Tem atualizado semanalmente os contatos com lideranças regionais.
O vereador Roberto Cauneto Picorelli (Pó Royal) também se apresenta como postulante para 2022. Atua nas áreas de assistência social e saúde, tendo como trunfo o fato de ser o edil mais votado nas eleições municipais de 2020. O debate sobre as candidaturas para o ano que vem envolve ainda a região, já que nomes importantes se colocam no jogo e pedem espaço nas conversações pela garantia da representatividade do Noroeste paranaense.