ADÃO RIBEIRO
O empresário Eduardo Dal-Prá (PDT) foi candidato a prefeito de Paranavaí nas eleições de 2020. Com 12.079 votos ficou em segundo lugar na corrida eleitoral, superado pelo prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ), reeleito. A convite do Diário do Noroeste, Dal Pra fez uma avaliação do cenário para as próximas eleições. Descartou ser candidato a deputado no ano que vem e deixa o futuro político em aberto para eventuais disputas. Eduardo defende a união para reduzir o número de candidaturas e propõe um grande projeto de desenvolvimento regional, com foco no turismo, serviço e outros setores.
O ex-prefeiturável confirma que vem conversando com algumas lideranças sobre o processo eleitoral e recebeu convite da direção estadual do seu partido para participar do pleito, prontamente descartado. O PDT está organizado na forma de comissão provisória em Paranavaí, tendo como presidente o advogado Antônio Homero Madruga Chaves.
Dal Pra antecipa que deve apoiar o ex-prefeito Rogério Lorenzetti para deputado estadual, caso ele confirme a decisão de disputar. “Até por gratidão”, resume, se referindo ao apoio que teve no ano passado. Outros nomes, entre eles, Mauricio Gehlen e o ex-vereador Lucas Barone compuseram a frente que o apoiou. Barone foi candidato a vice na chapa. Dal Pra adverte que é preciso trabalhar para reduzir o número de candidaturas a partir de Paranavaí e abrangendo a região.
No plano federal ele vê um grande desafio para Tião Medeiros, deputado estadual no segundo mandato e que tentará uma vaga na Câmara. “Será uma campanha difícil”, salienta, lembrando o número de votos que um postulante precisa para atingir o objetivo no plano federal. Medeiros tem conversado com lideranças de vários municípios e demonstra confiança em vitória no pleito.
Projeto – Eduardo Dal Pra também quer ver o Noroeste debatendo um projeto de desenvolvimento, inclusive com a possibilidade de viabilizar uma região metropolitana constituída formalmente e liderada por Paranavaí. A formação de metropolitana obedece a critérios técnicos, incluindo a quantidade de habitantes.
Ele vê grande potencial no setor de ecoturismo a partir do projeto Costa Noroeste, aproveitando as belezas naturais, com ênfase nos rios Paraná, Paranapanema e Ivaí. O setor de serviços é outro que também pode crescer de forma integrada, somando aos
segmentos de comércio e indústria, igualmente representativos para a economia local.
O entrevistado prevê uma retomada muito forte do turismo regional após a crise da pandemia. Reforça que houve mais de um ano de intensa retração e que o setor precisou se adequar para superar o momento difícil.
Antes de ser candidato a prefeito, Eduardo Dal Pra atuou como liderança classista. Foi presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), além de vereador, eleito no ano 2000.