Operação Verão é lançada oficialmente nesta quinta-feira em Porto Rico
Cibele Chacon – da redação
Nesta quinta-feira (19), é lançada oficialmente em Porto Rico a operação de segurança do programa Verão Maior Paraná, com mobilização de equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, polícias Militar e Civil. O objetivo principal é reforçar a segurança de moradores e turistas durante a temporada de verão, promovendo ações preventivas e orientações.
De acordo com o 2º Tenente Jean Carlos da Silva, do Corpo de Bombeiros, a prioridade da operação para a corporação é a segurança nas áreas aquáticas. “O objetivo principal é garantir a segurança nas áreas de prevenção aquática, reduzindo os riscos de afogamentos e incidentes relacionados ao uso recreativo das águas em toda a região atendida pela Operação Verão Costa Extrema Noroeste”, explicou.
A Operação Verão Costa Extrema Noroeste contempla as cidades de Porto Rico, São Pedro do Paraná (Porto São José), Marilena (Porto Maringá) e Terra Rica. São 10 postos de atendimento espalhados ao longo da costa.
O Corpo de Bombeiros contará com um efetivo total de 66 profissionais, incluindo 44 guarda-vidas civis e 22 bombeiros militares. Segundo o tenente, apesar de não haver reforço específico para esta operação, o efetivo será suficiente para cobrir as áreas estratégicas durante o período de alta temporada.
O tenente reforça que entre os principais desafios enfrentados pelos bombeiros estão a conscientização de turistas sobre os riscos aquáticos, o manejo de comportamentos perigosos frequentemente associados ao consumo de álcool e a cobertura de um extenso território com várias áreas de risco simultâneas.
O plano estratégico da operação conta com a integração das forças de segurança, permitindo ações coordenadas tanto na prevenção quanto no atendimento de emergências. A Operação Verão já está em vigor desde o dia 14 de dezembro e seguirá até 9 de março de 2025, período de maior movimentação nas regiões litorâneas e nos portos.