Criada com o objetivo de organizar produtoras e esposas e filhas de produtores junto ao Sistema FAEP, foi oficialmente instalada a Comissão de Mulheres do Sindicato Rural de Paranavaí. A formalização aconteceu na semana passada, quando também foram escolhidas as duas coordenadoras do grupo: Talita Cristina Pereira e Daniela Pratinha.
O encontro que formalizou a Comissão aconteceu na sede do Sindicato e contou com a presença das produtoras Roseli Celestino e Devailde Boatto, ambas de Maringá e a primeira integrante da Comissão Estadual das Mulheres, que funciona junto à Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP). “A participação da Roseli e da Devailde foi importante para que as mulheres entendam todo o contexto da Comissão, seus objetivos, o que a gente quer fazer”, explicou Talita Pereira.
Durante a reunião foram levantadas algumas pautas que deverão ser debatidas nos próximos encontros, como a ampliação do serviço de internet no meio rural, a seguranças nas propriedades agrícolas e a necessidade de cursos para qualificar as produtoras. “Além destes assuntos, levantamos outros pontos para nossos debates, como a importância do Sindicato na vida do produtor rural, entender a representatividade que o Sindicato tem no dia a dia, que vai muito além de fazer dos serviços como as declarações de impostos, folhas de pagamento etc. Ele é a nossa representação diante do cenário político”.
A nível local, a Comissão quer mostrar à comunidade a importância do agro e quanto ele está presente no dia a dia das pessoas. “Queremos mostrar a importância da mandioca, laranja, pecuária e tantas outras culturas para a economia local e mostrar à juventude que está vindo aí que ela vai ter acolhimento e o Sindicato é a sua referência”, informou Talita.