REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Desde terça-feira (27), a equipe de Abordagem Social tem percorrido Paranavaí em busca de pessoas em situação de rua que queiram se abrigar do frio nas noites de temperaturas mais baixas. O acolhimento é feito no Centro da Juventude, com direito a refeição e pernoite. Duas pessoas concordaram e foram levadas para o local no primeiro dia de buscas ativas.
Ontem, os profissionais da Secretaria de Assistência Social voltaram a circular pela cidade, preocupados com a previsão de mais uma noite gelada, inclusive com alerta de geada. A previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) era de um grau negativo em Paranavaí.
A coordenadora municipal de Proteção Social Especial, Jézica Buniotti, explicou como a equipe atua. À tarde, faz o contato com as pessoas em situação de rua. Aquelas que concordam com a oferta de pernoite no Centro da Juventude são transportadas, fazem o teste de Covid-19, recebem uma refeição e permanecem no local até a manhã seguinte.
No caso daqueles que não querem dormir no Centro da Juventude, a Assistência Social proporciona condições para voltarem para casa, com passagens rodoviárias. Outra possibilidade é fazer o contato com familiares, incentivando que recebam pelo menos nas noites de frio mais intenso ou viabilizem hospedagem em lugar protegido. As pessoas que insistem em permanecer no ponto onde ficam usualmente recebem cobertores, máscaras de proteção facial e outros itens de uso pessoal. As ações seguem até o final de semana.
A coordenadora municipal de Proteção Social Especial reforça que “só quem encaminha para o acolhimento é a equipe de abordagem”, pois é preciso seguir os protocolos definidos para esse tipo de ação socioassistencial. A orientação é: se houver alguma situação a ser verificada, basta fazer contato pelo telefone do plantão da Abordagem Social, (44) 99156-5064.