A convite da Biblioteca Pública do Paraná, a equipe da Fundação Cultural de Paranavaí levou para Curitiba no último sábado (22) uma mostra de trabalho artísticos já apresentados em edições anteriores e também que serão apresentados este ano no Femup, o mais tradicional Festival de Música e Poesia do estado. O dia de apresentações teve como intuito destacar o Femup como um evento de grande potencial para se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná e anunciar a 57ª edição do Festival, que acontecerá no mês de novembro.
“Foram momentos muito emocionantes para todos nós. Tivemos apresentações de música, declamações de poesias e leituras dramatizadas de contos, todos classificados em alguma edição do Femup. Tivemos participações especiais do prefeito KIQ e do secretário de Comunicação, Américo de Castro, que já tiveram trabalhos selecionados no Festival; do Grupo Gralha Azul, cuja história se mistura com a do Femup e é reconhecido como um grupo de referência cultural em todo o Paraná; além de outros artistas parceiros como Nilson Monteiro, Rosi Sanga, Jefferson Larsen, Dorival Torrente, Danny Bonetti, Ana Paula Máximo, Jesus Soares, Jordana Soletti, Paulo Marcelo, Helder Louis Rodrigues e o artista contemplado neste ano, Yohan Barcz”, destacou o presidente da Fundação Cultural, Rafael Torrente.
Atualmente, a Fundação Cultural de Paranavaí, em parceria com a Unespar e a Superintendência de Cultura do Estado estão trabalhando para registrar o Femup como Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná. “Estamos no meio do processo de documentação e registro do Festival e esta ação, de levar a mostra para a Biblioteca Pública em Curitiba, faz parte desse processo. Foi uma forma de apresentarmos para o Estado um pouco deste Festival grandioso que esse ano está na 57ª edição. O Femup já integra o calendário de atividades culturais do Estado e é um evento que une gerações e artistas de várias partes do Brasil, além de brasileiros que moram em outros países. Também já existe um diálogo para que mostras como essa aconteçam outras vezes na capital”, frisou Torrente.
Entre as autoridades que acompanharam as apresentações do “Femup – um dia em Curitiba”, estavam o diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Luiz Felipe Leprevost; e a superintendente geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.
FONTE: Prefeitura de Paranavaí