Sem energia elétrica, o Centro de Saúde (CS) Doutor José Eloy, no Jardim Farropilha, em Paranavaí, teve de suspender os atendimentos na segunda-feira (20). Alguns pacientes foram encaminhados para outras UBSs e para a UPA 24h e em outros casos foi preciso fazer o reagendamento.
Durante o fim de semana, 10 metros de fio de cobre foram furtados do local, situação que já havia sido registrada durante o feriadão de 7 de setembro.
Não tinha luz, ventiladores e aparelhos de ar-condicionado ficaram desligados. Ontem, a temperatura chegou perto dos 39 graus em Paranavaí.
Segundo a enfermeira-chefe Tamara dos Reis, quando isso acontece, a equipe não tem condições de fazer os atendimentos: consultas, exames, prescrição de receitas entre outras atribuições diárias.
A Polícia Militar foi até o CS Doutor José Eloy na manhã de segunda-feira (20), pouco antes das 11h, e constatou o furto da fiação. Fez as devidas orientações aos funcionários, mas não informou se havia pistas que levassem à autoria do furto.
O pedido de Tamara dos Reis é que a comunidade proteja a integridade do posto de saúde: “É de toda a população, precisa ser conservado”. Ela disse que já está em contato com a Guarda Municipal, para reforçar a vigilância no local e pediu incremento no sistema de monitoramento. (Reinaldo Silva)