Após o acerto de Neymar com o mundo Árabe, mais especificamente com o Al Hilal, da Saudi Pro League com valores aproximados de R$ 483,5 milhões, a pergunta que paira sobre os amantes do futebol é: Onde vai parar o mundo do futebol? Se levarmos em consideração o contrato do craque Brasileiro, vamos perceber que a venda do Cruzeiro a Ronaldo Fenômeno por R$ 400 milhões foi irrisória. Então quanto vale um jogador de futebol?
No livro “Futebol como ele é” (leitura obrigatória), o jornalista Rodrigo Capelo nos mostra essa evolução, desde os primórdios do amadorismo brasileiro na modalidade. Voltemos ao ano de 1942, Leônidas da Silva, considerado o principal jogador brasileiro até o momento, com 28 anos (considerado veterano na época), trocou o Flamengo do Rio pelo São Paulo Futebol Clube por 200 contos de réis (considerado a primeira luva paga no Brasil).
Naquela época, para se ter ideia, o prêmio máximo da loteria federal era de 300 contos de réis, uma casa média: 70 contos de réis, um carro Ford “Luxo” do ano: 3 contos de réis. Por conta de constantes trocas de moedas no Brasil, não é possível realizar uma conversão exata de quanto 200 contos valeriam atualmente.
Outro detalhe importante é que do montante de 200 contos de réis, apenas 80 contos foram para o craque, 80 contos para o Flamengo, e o restante foi pago com honorários dos advogados e salários atrasados do Flamengo. Por conta dessas tratativas, e pelo seu pagamento, essa foi considerada a primeira transação na história realizadas por intermediários no futebol brasileiro.
Após a contratação de Leônidas, o São Paulo (em uma época que não existia o sócio torcedor), aumentou exponencialmente sua receita passando a abrigar públicos de 70.000 pessoas no Pacaembu, e 100.000 pessoas posteriormente no Morumbi. Outra inovação ocorrida na época é que, pela primeira vez, uma equipe multidisciplinar é contratada pelo São Paulo para colocar Leônidas em melhores condições físicas, pois estava 8 kg acima do peso.
Nesse período, o São Paulo passou a ser o clube que mais arrecadou com o futebol, o clube do Morumbi arrecadou aproximadamente 2,6 milhões de reais (moeda atual), enquanto o Vasco da Gama, base da seleção brasileira arrecadou aproximadamente 1,1 milhões de reais (valores ajustados).
Leônidas foi considerado o primeiro atleta a perceber valores de salário acima dos trabalhadores nesse período. O salário-mínimo na época era de 240 mirreis, e Leônidas ganhava 2 contos de réis, ou seja, 8 vezes o valor de um trabalhador normal, bem abaixo dos 52.000 salários mínimos que Neymar recebe atualmente.