ALEXANDRE ARAUJO
E ANDRÉ MARTINS
DA UOL/FOLHAPRESS
O São Paulo apresentou, na segunda-feira (16), Jamal Lewis. O lateral-esquerdo, natural da Irlanda do Norte, integra uma lista que aponta que os clubes brasileiros romperam ainda mais fronteiras na busca por reforços na janela de transferência.
Além do mercado sul-americano, ao qual os torcedores já estão acostumados, houve a chegada de jogadores da França, Dinamarca, Suíça e Holanda, por exemplo.
“O Brasil é muito conhecido pela cultura, pelas pessoas, amor pelo futebol desde pequenos. Até para mim, na Inglaterra, adoro o futebol brasileiro, as praias, estilo Ronaldinho, jogadores brasileiros nas Copas do Mundo… Tenho muito orgulho de vir ao Brasil, quero mergulhar na cultura daqui de São Paulo. Muitos atletas vindos para o Brasil e isso demonstra a qualidade da liga, do Brasileirão, das pessoas. Quero aproveitar e aproveitar o jogo”, disse Lewis.
Ao todo, foram 29 jogadores estrangeiros vindo de clubes do exterior nesta janela. Corinthians e Grêmio lideram a lista, com quatro jogadores de fora do país neste período.
O Timão acertou com o holandês Memphis Depay. O jogador, que tem no currículo clubes como Manchester United, Lyon e Barcelona, assinou por dois anos, e o acordo gira em gira em torno de R$ 70 milhões.
O Botafogo contratou um campeão do mundo. O Alvinegro acertou com o argentino Thiago Almada, que esteve no elenco que conquistou a Copa de 2022. O Glorioso também anunciou o francês El Arouch.
O Grêmio acertou com o dinamarquês Braithwaite. O atleta, que já defendeu o Barcelona e disputou a última temporada pelo Espanyol, fechou até junho de 2026.
O Vasco apresentou o suíço Maxime Dominguez. Ele estava no Gil Vicente, de Portugal, e assinou contrato até setembro de 2026.
O olhar para o futebol no exterior também aconteceu no começo da temporada. À época, foram 40 jogadores nestes moldes. Atlético-GO, Athletico-PR, Botafogo e Cruzeiro, com quatro contratações cada, puxaram a fila.
O Internacional contratou o colombiano Rafael Borré. O jogador estava no Werder Bremen, da Alemanha, e citou o desejo de permanecer na Europa, mas se mostrou seduzido pelo projeto do clube gaúcho.