O jovem talento Gabriel Alves (18), que treina e compete pela equipe de Atletismo de Paranavaí desde que iniciou no esporte aos 13 anos de idade, atravessará o Oceano Atlântico para disputar a principal competição da carreira até agora. Ele foi convocado para a seleção brasileira e participará do Mundial de Atletismo Sub-20. O torneio será realizado entre os dias 17 e 22 de agosto na cidade de Nairóbi, Quênia. O atleta vai em busca das medalhas de ouro nas categorias 400m com barreiras e 4x400m.
A vaga para sua primeira competição mundial foi conquistada após vencer o Torneio Sul-Americano Sub-20, realizado no mês de julho em Lima, Peru. Na disputa continental Gabriel ganhou as provas de 400m com barreiras e revezamento 4x400m misto. O torneio em Lima marcou a primeira vez que o atleta representou o Brasil e competiu internacionalmente.
Com a vitória e a vaga garantidas no Sul-Americano, Gabriel continuou treinando forte para chegar a Nairóbi ainda mais preparado. “Quero fazer minha melhor marca pessoal e atingir o índice para o Pan-Americano”, comentou o atleta.
O Pan Americano Sub-20 será realizado no mês de outubro, em Santiago, no Chile. E para conseguir uma vaga nos 400m com barreiras, Gabriel precisa atingir a marca de 51,56s.
Na última segunda-feira (9), o atleta viajou para a cidade de Bragança Paulista (SP) e se encontrou com os outros 18 convocados para disputar o torneio mundial. A delegação brasileira faz sua preparação final, no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo.
De acordo com informações da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o embarque da delegação para o Quênia está programado para esta quinta-feira (13).