Após o início da pandemia do coronavírus em 2020, o mundo passou a conviver com várias dificuldades e incertezas. O aumento nos números de casos e mortes em decorrência da Covid-19 fiz com que órgãos de saúde aumentassem as restrições sanitárias. E um dos segmentos bastante afetado por conta dessas restrições foi o atletismo. Competidores de todas as modalidades ficaram impossibilitados de usar as pistas de treinamento, além de lidarem com o cancelamento das competições. A exemplo de diversos atletas do Brasil e ao redor do mundo que souberam enfrentar todas essas adversidades, a paranavaiense Gabriela Araújo de Sá, 17 anos, voltou a competir em 2021 e conquistou resultados expressivos no esporte.
Convocada para a Seleção Brasileira nos Campeonatos Sul-Americano Sub-18, Sub-20, Sub-23 e Pan-Americano Sub-20, ela está entre as líderes do ranking nacional do salto em altura. Na categoria sub-18 é a líder, no Sub-20 e Sub-23 está na segunda colocação. Competindo, a jovem ganhou medalha de ouro no Campeonato Brasileiro e Paranaense Sub-20, além do vice-campeonato Sul-Americano Sub-18.
Envolvida com o atletismo desde de os 11 anos de idade, Gabriela comenta que a forma de realizar seus treinamentos foi uma das maiores dificuldades durante a pandemia. Os treinos eram passados por seus professores, mas, não havia um lugar adequado para realizar os saltos. Ela comenta que nessa época precisou estar muito forte psicologicamente para conseguir superar todas as incertezas.
Passada a fase de ficar longe das pistas, a jovem saltadora diz estar muito feliz com os resultados alcançados e por ver todo o seu trabalho sendo recompensado. Além de considerar incrível ver pessoas que ela não conhece torcendo pelo seu sucesso.
A exemplo de outros competidores de atletismo que almejam um dia chegar a disputar os Jogos Olímpicos, Gabriela também irá em busca deste sonho. “Eu quero buscar isso com todas as minhas forças. Vou lutar por esse sonho”, ressalta a jovem.
Ainda no ano de 2021, Gabriela participará de duas competições. O Sul-Americano Sub-23 que será realizado nos dias 16 e17 outubro em Guayaquil, Equador. E no Pan-Americano Sub-20, também marcado para acontecer no mês de outubro no Chile.