REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Nome completo, idade, estado civil, cidade de residência, telefone pessoal, telefone de recado e e-mail. Essas informações básicas devem constar no topo do currículo profissional, acompanhadas de breves resumos da formação acadêmica e das experiências em empresas onde o candidato atuou.
A elaboração correta do documento é o primeiro passo para quem está em busca de colocação no mercado de trabalho. É importante descrever as pretensões; informar o último grau de escolaridade atingido; apontar os três últimos empregos, o período de cada um e as funções desempenhadas; destacar os cursos mais relevantes; acrescentar atributos, por exemplo, conhecimento de outro idioma e categorias de habilitação para dirigir; e indicar referências pessoais.
O currículo profissional termina com a data atualizada, a fim de evitar defasagem e facilitar na hora da seleção.
A Agência do Trabalhador de Paranavaí disponibiliza gratuitamente o modelo do documento. Basta acessar agenciadotrabalhadorparanavai.wordpress.com e clicar na opção “Elabore seu currículo”. Em caso de dúvidas, o candidato pode ir pessoalmente e solicitar ajuda da equipe.
Dados preenchidos, é hora de levar o documento à Agência do Trabalhador, que fará a primeira análise e, caso o perfil seja compatível, encaminhará a pessoa para as vagas cadastradas pelas empresas contratantes.
Ali, na Agência do Trabalhador, o candidato passará por uma entrevista preliminar. Nesta etapa, como na hora de conversar com o recrutador da empresa, é preciso tomar alguns cuidados que podem fazer toda a diferença na hora da seleção.
As dicas a seguir são da gerente da Agência do Trabalhador de Paranavaí, Elen Della Pria Kumatsu. Treine e repasse os principais pontos do currículo. O recomendado é usar roupas mais formais. Seja pontual. Responda as perguntas de maneira clara e objetiva.
Experiência profissional – Se não tiver experiência profissional na área em questão, evidencie as competências pessoais – são decisivas para garantir a desejada colocação no mercado de trabalho. Elen Della Pria Kumatsu cita algumas, muitas vezes complementares: liderança, compromisso, iniciativa, criatividade, responsabilidade, percepção, persuasão, cooperação, dinamismo, administração de conflitos, organização, assiduidade e flexibilidade.
Capacitação e qualificação também devem fazer parte da trajetória dos trabalhadores. A gerente destaca que a Prefeitura de Paranavaí contrata anualmente cursos em diferentes áreas, com participação gratuita. Em 2022, por exemplo, foram sete pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com investimento de R$ 71.500.
Para este ano serão mais 10, agora oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O custo para os cofres públicos é de R$ 50 mil. O primeiro, já com inscrições abertas, será de preparo de ovos de páscoa.
Em 2023, a Agência do Trabalhador de Paranavaí também terá parcerias com o Senai e com a Indemil, que promoverá curso de operador de caldeira.
Elen Della Pria Kumatsu enfatiza que em todos os casos os participantes poderão ser encaminhados para vagas de emprego e após o curso da Indemil há chances de efetivação para os alunos que se destacarem.