(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini
Foto: Ivan Fuquini

AGÊNCIA DO TRABALHADOR

Gerente ensina a elaborar currículo profissional e se comportar em entrevistas de emprego

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Nome completo, idade, estado civil, cidade de residência, telefone pessoal, telefone de recado e e-mail. Essas informações básicas devem constar no topo do currículo profissional, acompanhadas de breves resumos da formação acadêmica e das experiências em empresas onde o candidato atuou.

A elaboração correta do documento é o primeiro passo para quem está em busca de colocação no mercado de trabalho. É importante descrever as pretensões; informar o último grau de escolaridade atingido; apontar os três últimos empregos, o período de cada um e as funções desempenhadas; destacar os cursos mais relevantes; acrescentar atributos, por exemplo, conhecimento de outro idioma e categorias de habilitação para dirigir; e indicar referências pessoais.

O currículo profissional termina com a data atualizada, a fim de evitar defasagem e facilitar na hora da seleção.

A Agência do Trabalhador de Paranavaí disponibiliza gratuitamente o modelo do documento. Basta acessar agenciadotrabalhadorparanavai.wordpress.com e clicar na opção “Elabore seu currículo”. Em caso de dúvidas, o candidato pode ir pessoalmente e solicitar ajuda da equipe.

Dados preenchidos, é hora de levar o documento à Agência do Trabalhador, que fará a primeira análise e, caso o perfil seja compatível, encaminhará a pessoa para as vagas cadastradas pelas empresas contratantes.

Ali, na Agência do Trabalhador, o candidato passará por uma entrevista preliminar. Nesta etapa, como na hora de conversar com o recrutador da empresa, é preciso tomar alguns cuidados que podem fazer toda a diferença na hora da seleção.

As dicas a seguir são da gerente da Agência do Trabalhador de Paranavaí, Elen Della Pria Kumatsu. Treine e repasse os principais pontos do currículo. O recomendado é usar roupas mais formais. Seja pontual. Responda as perguntas de maneira clara e objetiva.

Experiência profissional – Se não tiver experiência profissional na área em questão, evidencie as competências pessoais – são decisivas para garantir a desejada colocação no mercado de trabalho. Elen Della Pria Kumatsu cita algumas, muitas vezes complementares: liderança, compromisso, iniciativa, criatividade, responsabilidade, percepção, persuasão, cooperação, dinamismo, administração de conflitos, organização, assiduidade e flexibilidade.

Capacitação e qualificação também devem fazer parte da trajetória dos trabalhadores. A gerente destaca que a Prefeitura de Paranavaí contrata anualmente cursos em diferentes áreas, com participação gratuita. Em 2022, por exemplo, foram sete pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com investimento de R$ 71.500.

Para este ano serão mais 10, agora oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O custo para os cofres públicos é de R$ 50 mil. O primeiro, já com inscrições abertas, será de preparo de ovos de páscoa.

Em 2023, a Agência do Trabalhador de Paranavaí também terá parcerias com o Senai e com a Indemil, que promoverá curso de operador de caldeira.

Elen Della Pria Kumatsu enfatiza que em todos os casos os participantes poderão ser encaminhados para vagas de emprego e após o curso da Indemil há chances de efetivação para os alunos que se destacarem.

Compartilhe: