REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Tecidos, linhas e agulhas se encontram para formar peças de enxoval para bebês. Os elementos de costura e bordado são conduzidos pelas mãos das futuras mamães, que aprendem novos pontos enquanto conversam e trocam experiências sobre a gestação.
Elas se reúnem três vezes por semana no ateliê da Associação de Proteção ao Amor Materno (Apam), da Diocese de Paranavaí, e participam do Projeto Gerando Laços de Amor (PGLA). Ao longo de três meses, confeccionam fraldas, mantas e cobertores para os pequenos, depois levam para casa todos os itens que produziram.
“São mulheres que enfrentam diferentes tipos de vulnerabilidade: social, econômica, psicológica, física ou familiar”, explica a coordenadora da Apam, Cristiane Mariza Ghuidotti Pascoal.
Ali, na companhia de outras mulheres, encontram mais do que ferramentas para começar um novo ofício; têm a oportunidade de fortalecer os vínculos com a criança em gestação. O principal objetivo é promover o vínculo, gerar laços de amor entre a mãe e o bebê.
A média é de 60 atendimentos por ano. Cada grupo de 20 pessoas permanece por três meses, normalmente na fase final da gravidez.
Enquanto participam das oficinas de costura e bordado, as mulheres também são convidadas para rodas de conversa, recebem orientações sobre os primeiros cuidados com os recém-nascidos, aprendem a importância da amamentação e conversam a respeito de diferentes temas, por exemplo, a violência doméstica.
As atividades são conduzidas por uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicóloga e educadora social. Outras ações são desenvolvidas a partir de parcerias com entidades, instituições e voluntários.
Uma possibilidade é participar do ensaio oferecido pelo fotógrafo Nivaldo Santos gratuitamente. As futuras mamães passam por sessão de maquiagem e cabelo e podem fazer diferentes trocas de roupas. Os cliques eternizam o momento da gestação.
As futuras mamães também recebem alimentos para agregar ao cardápio da família, entregues através do programa Compra Direta, que permite a aquisição de produtos saudáveis diretamente de agricultores familiares.
Mayara Leite da Silva Cruz está na 34ª semana de gestação. Aos 33 anos de idade, tem duas filhas, Mycaela de 13 anos e Myrela de 5. Agora está à espera da terceira menina, Mylena.
Ela conta que passou por um momento difícil durante a gravidez. “Me vi desempregada, não tinha apoio, fiquei um pouco perdida.” Ao ingressar no Projeto Gerando Laços de Amor, encontrou pessoas que também estavam grávidas e se sentiu fortalecida. “A gente dividia experiências, conversava. Trouxe alegria, buscava vir para me sentir melhor.”
E mesmo sem fonte de renda, “não entrei em desespero, porque sabia que daqui ia sair o enxoval da minha filha”.
Mayara até faz planos: futuramente, poderá organizar a própria oficina e produzir peças de enxoval para vender. A ideia é animadora.
Serviço – A Associação de Proteção ao Amor Materno fica na Rua Pará, número 1.125, ao lado da Pastoral da Criança, na antiga delegacia, região central de Paranavaí. O telefone para contato é (44) 3422-2955.