REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Em novembro o Noroeste do Paraná receberá representantes da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), da Agência Nacional das Águas (ANA), do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes), da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu.
Estarão presentes para o treinamento de servidores municipais sobre gestão de resíduos sólidos, que trará temas como atualizações legislativas nos serviços de regulação, reciclagem e aproveitamento integral dos alimentos nas escolas.
A advogada e mestre em Políticas Públicas Ambientais Veronica Fiorese de Lima está à frente da organização do evento e informa que a capacitação é voltada para gestores e técnicos de toda a área de abrangência do Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (Cica) e do Consórcio Intermunicipal da Área de Proteção Ambiental Federal do Noroeste do Paraná (Comafen).
Ela participou do programa “Estratégias Municipais de Gestão Integrada de Resíduos”, uma iniciativa da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema) e da consultoria Miljö & Avfallsbyrån (Milav), com recursos da Agência de Proteção Ambiental da Suécia (Sepa). Como contrapartida, assumiu o compromisso de compartilhar conhecimentos e formar multiplicadores.
Ao longo de dois dias, 16 e 17 de novembro, Veronica Fiorese de Lima pretende apresentar para os servidores municipais as vantagens do trabalho integrado na busca por soluções para os desafios da gestão dos resíduos sólidos.
O maior desafio, avalia, é a questão recursal. “São atividades custosas. O preço de um equipamento básico para o município de 5 mil habitantes é o mesmo que Paranavaí teria”, exemplifica. Ocorre que o orçamento anual desses municípios não é suficiente para cobrir os investimentos necessários na compra de maquinários e na manutenção de espaços apropriados para o descarte de lixo.
Nesse contexto, o aterro sanitário consorciado surge como solução prática para suprir as deficiências. Os planos de gestão integrada de resíduos sólidos também são ferramentas importantes diante da busca por sustentabilidade ambiental.
Capacitação – O Cica e o Comafen ficarão responsáveis pelo envio dos convites para as prefeituras do Noroeste do Paraná. Interessados deverão confirmar presença através do e-mail capacitacaorsu@gmail.com, com participação será gratuita.
As atividades na sede da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar), em Paranavaí, serão divididas em duas etapas.
No primeiro dia participarão gestores e técnicos dos municípios. Além das palestras, poderão conversar com os representantes das entidades nacionais e estaduais.
O segundo dia terá atividades para catadores, para tratar de coleta seletiva e estruturas de associações, entre outros tópicos; e profissionais de escolas, com abordagem sobre otimização da merenda e redução de desperdício.