O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira (24) a ordem de serviço para a retomada das obras do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) de Colorado, no Noroeste do Estado. O investimento na unidade educacional, que vai atender 1,2 mil alunos, é de R$ 11,9 milhões por meio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).
“Com muita alegria retomamos esta obra, que ficou parada por um tempo, mas que agora vai receber este investimento para sair do papel. Aqui no Paraná nós investimos em escolas profissionalizantes porque sabemos como é importante dar a oportunidade para um estudante aprender uma profissão, ingressar logo no mercado de trabalho e ajudar na renda familiar”, afirmou o governador.
A unidade vai oferecer cursos profissionalizantes de Mecânica, Mecatrônica e Eletrônica. Para a retomada das obras, foi necessário atualizar o projeto da escola, que agora contempla uma estrutura mais moderna e equipada de laboratórios de física, biologia, química e informática.
“Esta será uma escola muito bem estruturada, com laboratórios e equipamentos de ponta, que vai proporcionar aos seus alunos uma educação voltada para o arranjo produtivo local, ou seja, para aquilo que as empresas locais precisam dos seus jovens profissionais”, afirmou o secretário de Educação, Roni Miranda.
O projeto prevê 12 salas de aula, pátio coberto, auditórios, ginásio esportivo e biblioteca em uma área de mais de 6 mil metros quadrados. A previsão é que a obra seja concluída até o final de 2026.
__________
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
A retomada da obra faz parte do plano de ampliação da oferta de educação profissional no Estado. Somente em 2024, foram disponibilizadas 50 mil novas vagas em cursos técnicos no Paraná. O objetivo é atender a demanda crescente do mercado por profissionais com habilidades técnicas específicas.
Ao todo, são mais de 30 cursos técnicos diferentes, divididos nos seguintes eixos temáticos como: Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança; e Turismo, Hospitalidade e Lazer.