Ratinho Junior prestigiou a posse do novo presidente da Associação dos Municípios Paranaenses, nesta terça-feira (29), durante a abertura do 2º Encontro de Municípios Paranaenses
O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta terça-feira (29) da posse da nova diretoria da Associação dos Municípios Paranaenses (AMP), que passa a ser presidida pelo prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto. A posse aconteceu na abertura do 2.º Encontro de Municípios Paranaenses (Emupar), na UP Experience, em Curitiba.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.
Ratinho Junior creditou o bom cenário socioeconômico do Paraná ao trabalho integrado que é feito pelo Governo do Estado e as prefeituras. O governador citou o indicador divulgado nesta segunda-feira (28), pelo Banco Central, que coloca o Paraná na liderança do desempenho das atividades econômicas no Brasil em fevereiro de 2025, com um crescimento de 8,1%.
Dois exemplos dessas políticas públicas citados pelo governador foram os programas Asfalto Novo Vida Nova, que já liberou mais de R$ 1 bilhão em obras de pavimentação das ruas de 100% da área urbana de 253 municípios, e o Ilumina Paraná, que levará iluminação pública a todos os 399 municípios do Estado, com investimentos de outros R$ 300 milhões.
“Não é à toa que o Paraná tem o maior programa de urbanização da América do Sul, por meio do qual levamos melhores condições de infraestrutura urbana e mais segurança à população das cidades”, acrescentou Ratinho Junior. “A posse do Marcel Micheletto é a consolidação desse trabalho de parceria com os municípios e eventos como esse precisam continuar acontecendo para que possamos discutir novos projetos que são importantes para o desenvolvimento dos municípios”, concluiu.

Cidades – Ambos os programas mencionados pelo governador são coordenados pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid). Para o chefe da pasta, secretário Guto Silva, o diálogo constante entre os representantes do poder público é um dos segredos para o sucesso das iniciativas do Governo do Estado.
“Entre o Estado ter o recurso disponível e o recurso se transformar em uma obra no município há uma grande, complexa e burocrática jornada e nosso papel é facilitar a relação com os prefeitos para que estes projetos possam sair do papel o mais rápido possível”, disse o secretário.
Nova AMP – No total, 79 integrantes tomaram posse na nova diretoria da AMP para o biênio 2025/2027. O novo presidente, Marcel Micheletto, sucede o prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos. Em sua terceira passagem pelo comando da organização, ele destacou a boa relação com o Governo do Estado nos últimos anos.
Pela primeira vez nos 60 anos de história da AMP, o prefeito de Curitiba terá cargo na diretoria. Eduardo Pimentel será o diretor de Relações Institucionais e Políticas da Associação. “O Paraná tem se destacado nacionalmente por seu crescimento econômico porque os municípios também estão indo bem, por isso fiz questão de Curitiba fazer parte da diretoria da AMP, porque como Capital ela deve ser uma liderança para manter essa união entre as cidades”, pontuou Pimentel.

Além da presença de Curitiba na diretoria, a AMP também conta com prefeitos representantes de todas 19 associações regionais de municípios do Paraná. Outro destaque é o recorde na participação feminina, com a participação de nove prefeitas na organização.
Emupar – Maior encontro de municípios do Sul do Brasil, o Emupar é uma promoção da AMP com o apoio de diversas entidades. Na sua primeira edição, no ano passado, o evento reuniu 2,5 mil gestores públicos de 16 Estados e a expectativa é de um novo recorde de público nessa edição, com a participação de cerca de 3 mil pessoas ao longo dos próximos dois dias.
Na programação do 2º Emupar, estão previstas palestras com membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) e com deputados que formam a Frente Parlamentar Municipalista. Diversos secretários estaduais e chefes de outros órgãos públicos, assim como especialistas em temas como Reforma Tributária, licitação e contratos também farão apresentação aos prefeitos.