(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

INFRAESTRUTURA

Governo anuncia recursos para pavimentação urbana em municípios da Região Noroeste

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

O secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, anunciou a liberação de recursos financeiros para municípios do Noroeste com menos de 7.000 habitantes, até R$ 5 milhões destinados à aplicação de asfalto em vias não pavimentadas. O programa será lançado oficialmente em abril e atenderá todas as regiões paranaenses.

Na próxima semana, a equipe técnica do Governo do Estado se reunirá com os prefeitos para pedir agilidade na elaboração e na apresentação dos projetos, tornando possível o repasse das verbas.

Os investimentos poderão chegar a 17 dos 28 integrantes da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amupar). De acordo com o presidente Otávio Grendene Bono (Vico), prefeito de Nova Londrina, o programa de pavimentação resolverá problemas históricos, como o de Mirador, onde 80% das vias não têm asfalto.

O secretário das Cidades explicou que as obras alcançarão exclusivamente ruas e avenidas de terra ou cascalho no perímetro urbano, não sendo permitido aplicar o dinheiro em recape ou em estradas rurais.

Se o investimento necessário ultrapassar o teto de R$ 5 milhões, os municípios poderão financiar o restante.

Infraestrutura – Pimentel destacou que os recursos financeiros também incluirão obras de galerias de captação de água e a instalação de calçadas ecológicas. “É um grande investimento em infraestrutura para modernizar todo o Estado”, disse o secretário.

O Governo do Paraná também garantirá dinheiro para a instalação de lâmpadas de led, a fundo perdido. Os municípios com população abaixo de 7.000 pessoas terão condições de substituir todo o sistema de iluminação pública, modificando o aspecto visual da área urbana e garantindo mais segurança à comunidade.

ExpoParanavaí – O anúncio dos investimentos em infraestrutura foi feito ontem (9), durante visita à 51ª ExpoParanavaí. Pimentel acompanhou o governador do Paraná em exercício, Darci Piana, ao lado do secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, e dos deputados estaduais Soldado Adriano José, Paulo Rogério do Carmo e Luís Corti.

Na ocasião, Piana enfatizou o papel da feira agropecuária como vitrine do agronegócio regional. É oportunidade para expor produtos e serviços e ampliar as possibilidades de negócios.

O governador avaliou a importância do evento como espaço para o encontro de novidades tecnológicas e o aprimoramento das atividades no campo.

“Esta feira é para aproximar os que produzem e os que querem comprar. Depois dela muita gente vai produzir mais, vender mais.” E isso não poderia acontecer em melhor hora, já que o Governo do Estado está abrindo novos mercados para a exportação, ponderou. Licenciado, Carlos Massa Ratinho Júnior viajou à Ásia em busca de parceria comercial para a produção de proteína animal do Paraná.

Rodovias – Piana foi questionado sobre a situação da BR-277, rodovia que cruza o Estado ligando Foz do Iguaçu ao Porto de Paranaguá. Desde o final de 2022, há lentidão no tráfego por causa de deslizamentos de pedra e danos estruturais provocados pelas fortes chuvas.

O governador afirmou que a estrutura do Estado foi colocada à disposição na busca por soluções para o problema, mas como a rodovia é federal os investimentos devem partir da União.

Piana reconheceu que a BR-277 é essencial no escoamento das produções agrícolas e que o Paraná perde com os danos ao longo da serra do mar. A recuperação é urgente. As cargas precisam chegar ao Porto de Paranaguá, afinal não há como estocar em grande escala e “não se faz um armazém em 30 dias”, disse o governador.

Compartilhe: