(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANÁ

Governo do Estado e Ministério Público querem fortalecer garantias dos trabalhadores

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu na manhã desta quinta-feira (23), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, e uma comitiva do Ministério Público do Trabalho (MPT). Foram debatidas possíveis parcerias entre o Governo do Estado do Paraná e o MPT com foco na promoção do diálogo social, visando a construção de uma pauta voltada ao chamado trabalho decente.

O governador Ratinho Junior reforçou a importância de fortalecer os laços interinstitucionais. Ele disse que o Estado desenvolve programas e projetos para promover os direitos fundamentais dos trabalhadores como condição essencial para superação da pobreza, redução das desigualdades sociais e desenvolvimento sustentável. Também citou o programa do Piso Mínimo Regional, o maior do Brasil, estabelecido em consenso com sindicatos patronais e de trabalhadores.

“O Governo do Estado se dedica para aumentar a oferta de vagas de emprego para os paranaenses, mas também para promover a melhoria da qualidade desses postos de trabalho, garantindo a igualdade de oportunidades. Conversamos com empresários e o setor produtivo semanalmente para garantir um mercado de trabalho cada vez mais correto e eficiente”, disse o governador.

De acordo com o procurador-geral do Trabalho, a ideia da construção dessa nova parceria é fortalecer o trabalho decente e a dignidade. Para isso, o Ministério Público do Trabalho está em diálogo com todos os governadores, tendo como meta a nacionalização da parceria. Ficou estabelecido no encontro que o MTP apresentará as propostas à Procuradoria-Geral do Estado, para que juntos formalizem um termo de cooperação visando a promoção das garantias dos trabalhadores.

“Queremos apresentar os projetos que já temos e buscar a consolidação dessa formação e desse bloco de apoio para que a rede de proteção do trabalhador seja cada vez mais fortalecida. Para isso os governos estaduais precisam nos ajudar. Se não houver a participação nos diversos projetos dos governos locais fica mais enfraquecida essa rede de proteção”, ressaltou Pereira.

Iniciativas – Como exemplo do que é realizado no Paraná, Ratinho Junior citou o Cartão Futuro, programa do Governo do Estado que subsidia parte do salário de adolescentes e jovens como forma de ampliar o acesso ao primeiro emprego. O objetivo é a inclusão da população vulnerável jovem que necessita de políticas públicas voltadas à inserção no mundo do trabalho.

“Com o Cartão Futuro, a empresa, além de receber a subvenção, tem a garantia de um profissional em constante capacitação e aprimoramento. Enquanto os jovens, além de conquistarem o emprego, adquirem conhecimento e experiência no mercado de trabalho”, ressaltou o governador.

Ratinho Junior também explicou que o Paraná realiza mutirões de emprego em parceria com a iniciativa privada nas Agências do Trabalhador e o programa Emprega Mais Paraná, que leva o ônibus da Agência do Trabalhador Itinerante para cidades do Interior.

O Estado mantém, ainda, outras iniciativas que impulsionam a colocação de paranaenses no mercado de trabalho, como os projetos Qualifica Paraná, que abre neste ano 506 vagas em 13 municípios, e Carretas do Conhecimento, em parceria com a Volkswagen, que contará com investimento de R$ 2,2 milhões.

Desde janeiro de 2023, o Governo do Paraná tem uma secretaria dedicada exclusivamente às ações relacionadas ao trabalho e emprego. A pasta foi desmembrada da antiga Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, tornando-se a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR).

 

Presenças – Participaram da reunião a procuradora-geral do Estado, Letícia Pereira da Silva; o subprocurador-geral do Trabalho, Gláucio Araújo de Oliveira; a procuradora do Trabalho da 9ª Região/PR, Cristiane Sbalqueiro; o procurador regional do Trabalho, Luercy Lino Lopes; e o procurador do Trabalho e secretário de Relações Institucionais, Rafael Dias Marques.

Compartilhe: