O Governo do Estado tem obras em andamento em rodovias por todas as regiões do Paraná. Os serviços estão em diferentes fases de execução e buscam resolver antigos gargalos no tráfego, melhorar as condições da malha viária e trazer segurança aos usuários. Os investimentos chegam próximo a R$ 7 bilhões e são executados com diferentes fontes, incluindo os recursos próprios do Tesouro, financiamentos nacionais e internacionais e dentro do convênio com a Itaipu Binacional.
Nesta sexta-feira (1), o governador Carlos Massa Ratinho Junior vistoriou algumas das grandes execuções no Estado. “Implementamos obras em todas as regiões do Paraná com base em muito planejamento. Pela primeira vez criamos um banco de projetos e, a partir das entregas, colocamos as obras para rodar, com intervenções históricas na infraestrutura rodoviária”, disse o governador. “E em breve, com a nova concessão das rodovias, teremos muito mais obras pela frente. É uma revolução logística”.
As obras rodoviárias se somam a anúncios recentes de grande impacto, como o início da revitalização Orla de Matinhos, que já começa a ter a faixa de areia mais larga, o lançamento do edital da Ponte de Guaratuba e a apresentação da modelagem final da Nova Ferroeste. “Estamos investindo em todos os modais e entregando demandas históricas para a população. É um projeto para o futuro”, afirmou.
Região – PR-323 – A obra de duplicação da PR-323 em Doutor Camargo, no Noroeste do Estado, está em fase final. Conforme o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), a implantação 6,3 quilômetros de pistas duplas chegou a 80%, e o viaduto que integra o trecho está 96% concluído. O investimento é de R$ 38,3 milhões.
A duplicação em Doutor Camargo é uma das quatro frentes de trabalho do DER/PR na rodovia, que era uma das mais críticas do Paraná, em um investimento total de mais de R$ 250 milhões. Duas obras no principal eixo rodoviário da região, a PR-323, serão concluídas ainda neste ano, modernizando o corredor de escoamento da safra e da produção industrial na macrorregião de Maringá.
Duplicação de 6,3 quilômetros até o Rio Ivaí complementam a primeira parte da obra, já finalizada, de 20,75 quilômetros de duplicação entre Paiçandu e Doutor Camargo. A transformação é resultado do investimento de quase R$ 130 milhões do Governo do Estado.
Além da duplicação, que segue até Umuarama e inclui obras no Trevo Gauchão, também está em execução o aumento de capacidade da via, com a implantação de terceiras faixas em pontos críticos da PR-323, entre Doutor Camargo e Iporã. O investimento é de R$ 59,4 milhões e atendem quase 24 quilômetros no total, identificados como os que apresentam maior potencial para acidentes.
Umuarama conta também com a revitalização da Estrada da Boiadeira. E ainda no Noroeste, está em execução a duplicação da PR-317, entre Maringá e Iguaraçu, melhorando o acesso a São Paulo.