O governo federal reconheceu a Situação de Emergência em Paranavaí em razão dos danos e prejuízos causados pela tempestade registrada no município em dezembro de 2025. O reconhecimento consta na Portaria Federal nº 3.897, publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (30).
A medida considera os impactos provocados pelas chuvas intensas, registrados no Formulário de Informações do Desastre (Fide), documento técnico que reúne dados sobre os danos humanos, materiais e ambientais e os prejuízos econômicos causados pelo evento climático.
De acordo com dados da Estação Meteorológica do Simepar, no período de 1º a 16 de dezembro, foram registrados aproximadamente 325 mm de precipitação no município. Nos dias seguintes, novos episódios de chuvas intensas atingiram o município, acumulando aproximadamente 160 mm adicionais de precipitação, agravando os impactos já existentes.
Com o reconhecimento federal, Paranavaí passa a estar apta a pleitear recursos da União destinados a ações de resposta e reconstrução, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Os recursos podem ser utilizados em ações emergenciais, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação das áreas afetadas.
“Esse reconhecimento federal é um avanço importante no enfrentamento dos impactos causados pelas chuvas, fortalecendo a atuação do município junto aos órgãos federais e ampliando as possibilidades de apoio financeiro para execução das medidas necessárias”, disse o coordenador da Defesa Civil de Paranavaí e secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ademir Giandotti Jr.
Na semana passada, o Governo do Paraná já havia homologado o Decreto Municipal nº 27.646, de 19 de dezembro de 2025, que declarou Situação de Emergência em Paranavaí, reconhecendo oficialmente a gravidade dos danos e autorizando o apoio suplementar do Estado às ações desenvolvidas no município.




