(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

CIDADANIA

Governo promove seminário sobre programas sociais do Estado e atualizações do CadÚnico

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), realiza em Curitiba a última etapa de uma série de seminários para apresentar as mudanças nas normativas do Cadastro Único (CadÚnico) e os programas estaduais de transferência e renda – o Comida Boa e o Renda Nossa Gente Paraná. O evento começou na terça-feira (31) e seguiu nesta quarta (1º), com a participação de 1.800 pessoas.

A série é formada por seis Seminários Macrorregionais, voltados a representantes dos municípios, Conselhos Municipais de Assistência Social e Conselho Estadual de Assistência Social, além de profissionais dos Escritórios Regionais da Sejuf, da Secretaria de Estado da Saúde e dos Núcleos Regionais da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Antes de Curitiba, os encontros aconteceram em Campo Mourão, Cascavel, Guarapuava, Apucarana e Maringá.

Na abertura do evento, o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni, explicou que o seminário atende à necessidade permanente de atualização dos servidores estaduais. “O Governo do Paraná tem como norte a busca constante por oferecer aos seus servidores mecanismos de atualização e capacitação no exercício de suas atividades”, afirmou ele.

“Esse seminário reúne centenas de profissionais da assistência social, conselhos estaduais e municipais e os profissionais dos nossos escritórios regionais. Essa é uma área prioritária para a política pública do atual governo do Estado”, complementou Carboni.

De acordo com Larissa Marsolik, chefe do Departamento de Assistência Social da Sejuf, o Paraná objetiva a qualificação do Serviço Único de Assistência Social. “Não podemos perder de vista o olhar para a realidade, para que as famílias alcancem patamares de dignidade, de civilidade, de condições sociais cada vez mais inclusivas”, destacou.

Paraná – O Governo do Estado conta com programas de transferência de renda para atender o público em situação de vulnerabilidade. O Renda Nossa Gente Paraná contempla 26 mil famílias que recebem o Auxílio Brasil, do governo federal. Isso garante que elas tenham renda familiar per capita não inferior a R$ 115.

Ação para superação da pobreza e acompanhamento intersetorial das famílias em situação de vulnerabilidade social, o Nossa Gente Paraná é coordenado pela Sejuf, reunindo ações de diversas secretarias e órgãos do Estado, em parceria com os municípios e a comunidade.

Outro programa estadual é o Comida Boa, que contribui para a segurança alimentar com o repasse de R$ 80,00 ao mês para 90 mil famílias paranaenses. Já o Energia Solidária assegura que cerca de 320 mil famílias tenham acesso ao serviço básico de energia elétrica. E o Água Solidária atende aproximadamente 230 mil pessoas.

Cadastro único – O CadÚnico é uma importante ferramenta preenchida pelos profissionais dos municípios para identificar as famílias de baixa renda. Possibilita o desenvolvimento de políticas públicas para atender esta população, que é prioritária para o Governo do Paraná, com diversas ações e programas específicos para reduzir a vulnerabilidade social.

Compartilhe: