(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ECONOMIA

Grupo busca em Paranavaí indústrias para compor área de livre comércio em Umuarama

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Agroindústrias e prestadoras de serviços com planos de sustentabilidade ambiental e atividades que não comprometem os recursos naturais têm a oportunidade de se instalar em uma área de livre comércio, com isenção de diferentes impostos por 20 anos. Essa é a proposta da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) que será instalada em Umuarama, distante aproximadamente 150 quilômetros de Paranavaí.

Nesta semana, a consultora Rafaella Kalil esteve em Paranavaí e conversou com representantes da Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar) e empresários locais. O presidente da Sociedade Civil Organizada de Umuarama, Bruno Oliveira, também participou do encontro.

Rafaella Kalil explicou que a ZPE terá administração exclusivamente privada, pela Fênix Empreendimentos. Funcionará como um condomínio de empresas, com produção voltada para o mercado internacional, tanto importações quanto exportações.

Localizado na PR-482, o terreno para a instalação dos empreendimentos soma aproximadamente 38 hectares e poderá receber indústrias de todo o Paraná, dos demais estados do Brasil e até mesmo de outros países. Neste primeiro momento, a preferência é por empresas da Região Noroeste, afirmou Rafaella Kalil durante a visita a Paranavaí.

De maneira resumida, seria possível definir a ZPE como um porto seco, inclusive com estação aduaneira e equipe da Polícia Federal para fiscalizar a entrada e a saída de produtos, a fim de garantir o cumprimento da legislação.

O projeto de instalação da ZPE tem o aval do Governo do Estado, através da Invest Paraná, e o olhar atento da Secretaria Especial das Zonas de Processamento de Exportação do Ministério da Economia.

Rafaella Kalil explicou que a ZPE será administrada exclusivamente por empresa privada, Fênix Empreendimentos
Foto: Ivan Fuquini
Compartilhe: