Os integrantes do Grupo da Melhor Idade, que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, em São Pedro do Paraná, receberam novos uniformes para serem utilizados durante as atividades desenvolvidas no município.
Os integrantes da Melhor Idade têm no município acesso a serviços oferecidos gratuitamente, através do programa de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social, vinculado ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Dentro do Grupo são desenvolvidas ações preventivas e proativas, no sentido de complementar o trabalho realizado no PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias), assegurando o convívio comunitário, a socialização e proteção à família, por meio do enfrentamento a situações de isolamento social e fortalecendo a autoestima.
“Nossos idosos merecem essa atenção especial, já contribuíram e ainda contribuem com o desenvolvimento da nossa cidade, a eles nosso respeito e carinho”, frisou a prefeita Neila Fernandes.
Também são fortalecidos os laços de solidariedade, o sentimento de coletividade, prevenindo o enfraquecimento ou rompimento de vínculos familiares e comunitários, entre outros vínculos importantes para o bem-estar dos idosos.
Dentre as atividades desenvolvidas pelo grupo, destacam-se: as de natureza desportivas, esportivas e lúdicas, que funcionam como estratégias para promover a convivência e a ressignificação de experiências.
“Procuramos sempre atividades que além da questão do bem-estar físico também focam nos laços de amizade entre os integrantes do grupo que está aberto para receber novos integrantes”, relatou a secretária municipal de Ação Social, Maria Aparecida Xavier da Silva (Cida).
O Grupo da Melhor Idade tem encontros semanais com aulas de educação física, recreação e culturais. A secretária convida a comunidade para fazer parte do grupo e contribuir para o seu bem-estar físico, psicológico e social. Mais informações no CRAS de São Pedro do Paraná.