Igor Mateus Lima / Da Redação
O Grupo Gralha Azul recebeu nesta quinta-feira (18) uma menção honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), concedida no dia 16 de agosto de 2023. A proposição de homenagem foi de autoria do deputado estadual Soldado Adriano José. A solenidade de entrega aconteceu no Centro de Convivência do Idoso em Paranavaí e contou com a participação de diversas autoridades municipais e estaduais, além do público idoso que frequenta o local.
Ver essa foto no Instagram
Atualmente, o Grupo é composto pelos músicos Dorival Torrente, Juarez Ferreira (Juca), Rafael Torrente, Eduardo Bana e Josias Oliveira. Emocionado, Dorival declamou um poema como forma de agradecimento.
“A terceira idade é a mais bela fase dessa divina vida, simbolizando a amizade, somos todos irmãos, na alegria, na paz, vivendo em harmonia, desanimando jamais, olha Deus do céu quero te agradecer pela idade dourada, pela sede de viver. Muito obrigado” disse.
Torrente também fez menção ao ex-integrante do Grupo Paulo César de Oliveira, morto em 2018 depois de cair e se afogar nas águas de Rio Paraná.
“Sempre levaremos essa bandeira que o Paulinho criou em homenagem a arte da música paranaense e paranavaiense. Muito obrigado de coração finalizou.
O deputado Soldado Adriano José ressaltou a importância do Grupo Gralha Azul na história do Paraná. Homenagem justa. Merecem todo o reconhecimento do Estado pelo brilhante trabalho que desenvolvem, valorizando a nossa cultura, a nossa gente, as nossas raízes. Que continuem levando esse projeto musical durante muito tempo” O empresário Mauricio Gehlen parabenizou a atitude do deputado em valorizar a história das pessoas.
“Tenho muito orgulho em saber que a família Gralha Azul é daqui de Paranavaí. É importante valorizarmos aqueles que desenvolvem trabalhos importantes na nossa sociedade e por isso, parabenizo a Soldado Adriano pelo gesto gentil”, disse.
O vice-prefeito de Paranavaí, Pedro Baraldi, esteve na solenidade e disse que Paranavaí é conhecida como “Cidade Poesia por ter um movimento cultural muito forte.
“O Gralha Azul leva o nome de Paranavaí para todo o Paraná por meio da canção “Nas Asas da Juriti. Uma linda música que marcou várias gerações. É realmente motivo de orgulho para todos nós. Indicação multo merecida, enfatizou.
Confira o que diz a Menção Honrosa concedida pela ALEP:
“A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, por proposição do Deputado Soldado Adriano José, concede Votos de Congratulações ao Grupo Musical Gralha Azul pela sua brilhante história, o qual sempre buscou dar enfoque a cultura paranaense se preocupando em propagar a linguagem da música popular brasileira com a cultura de interior paranaense.”
GRUPO GRALHA AZUL
O Grupo surgiu em um movimento cultural que se desenvolveu em Paranavaí no final da década de 1960 e ganhou vida com o nome Gralha Azul em 1977. Depois de três anos de apresentações em várias cidades do Paraná os músicos lançaram em 1980 o primeiro LP “Ciranda Paranaense. Um disco com identidade própria, explorando termas rurais e regionais. O segundo LP veio com o nome “Pitanga Madura” Gravado em 1983, o disco apresentou coletâneas de sucesso, sendo tocado até hoje nas apresentações do grupo.
OUTROS DISCOS: Em 1987, o 3ª LP foi lançado com o nome Clareira Maior. Em 1993, o 4º disco: Moema – A Lenda dos Três Morrinhos.
PRIMEIRO CD: Em 1997, o grupo lançou a CD “Gralha Azul 20 anos”. Foram 15 releituras de músicas, das 42 lançadas anteriormente.
Em 2000, outro CD foi produzido: “Estrada de Sol” O disco foi gravado em Santos, literal de São Paulo. Na época, o grupo musical procurou novos ritmos nas composições, mas claro, sem perder a contato com o regionalismo, marca presente até hoje. Em 2002, foi lançado o CD “Coletânea 25 anos” As músicas foram gravadas em São Paulo e em Paranavaí. Em 2004, uma edição especial. Foi apresentado um box contendo 5 CDs com todos os trabalhos gravados até então.
O material também linha um livro sobre a história do Gralha Azul. Em 2009, o Grupo lançou o DVD Voo Canção, gravado ao vivo no Teatro Municipal de Paranavaí Dr. Altino Afonso Costa. O último álbum foi lançado em 2019 “Canoa Travessia” A produção aconteceu em 2017 com a participação do músico Paulo Cesar de Oliveira.