Um grupo estava na Praça dos Pioneiros na noite de terça-feira (2) quando a equipe da Guarda Municipal de Paranavaí chegou. Segundo denúncia anônima, as pessoas estariam consumindo drogas ilícitas e demonstraram inquietação durante a abordagem. Na revista pessoal, foram encontrados dois cigarros de maconha, que pertenceria à mulher de 22 anos, que afirmou ser usuária da droga.
No caso da Praça dos Pioneiros, a substância entorpecente era para consumo pessoal, mas em dias anteriores, a Guarda Municipal identificou pessoas com quantidades maiores de drogas para comercialização.
No início da noite de segunda-feira (1º), a equipe da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) estava no Jardim Panorama e foi procurada por uma pessoa que não quis se identificar. Ela contou que recentemente houve, no bairro, uma prisão por tráfico. Apesar disso, as drogas continuavam sendo vendidas. A Guarda Municipal foi até o endereço citado na denúncia e encontrou uma mochila com dois tabletes de maconha, totalizando 1,1 quilo. A moradora informou que aquele era o quarto do filho dela, que não estava em casa e não foi encontrado.
Domingo (31 de outubro) também foi marcado pela apreensão de drogas, então na Vila Operária. Por volta da 1h, um homem, 39 anos, demonstrou nervosismo ao perceber a aproximação da equipe da Romu. Durante a abordagem, os guardas municipais localizaram diversas porções de crack e cocaína. Foram até a casa do suspeito e encontraram mais 28,5 gramas de crack, 28,6 gramas de cocaína, mais de R$ 5 mil em dinheiro, cinco telefones celulares e 10 quilos de fios de cobre.
Um dia antes, no sábado (30), os guardas municipais perceberam quando um homem de 37 anos avistou a equipe em patrulhamento nas proximidades do Terminal Rodoviário e jogou algo no chão. Aproximaram-se e identificaram o conteúdo dispensado: nove porções de crack (1,4 gramas).
Todos os entorpecentes foram apreendidos e levados à Delegacia de Polícia. As pessoas envolvidas nos casos também precisaram ir até lá para prestar depoimento. (Fonte: Guarda Municipal)