Parafraseando o clássico de Liev Tolstói, estamos nos deparando com dois conflitos bélicos que ameaçam a paz mundial e aniquilam inocentes, destroem hospitais, desrespeitando as convenções internacionais. Sem entrar no mérito de quem tem razão ou não, verificamos que os verdadeiros motivos das guerras são a conquista de território e os econômicos, utilizando outros nomes para dissuadir a opinião pública do non sense de qualquer guerra, como bem retratou Pablo Picasso em seu painel Guernica, expondo os horrores da Revolução Espanhola, mais precisamente do bombardeio da cidade de Guernica, no País Basco, Espanha. Resumindo, toda guerra é execrável e os senhores da guerra, a indústria bélica são os beneficiários da destruição e do sofrimento de milhares de família.
Em contrapartida dia 20 de outubro veremos a Inauguración dos Jogos Panamericanos, realizados na cidade de Santiago, capital política do Chile, terra do laureado Prêmio Nobel de literatura em 1971, o poeta Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto, conhecido pelo pseudônimo de Pablo Neruda, em homenagem ao escritor checo Jan Neruda. A presença de cantores, bandas e artistas das Américas, tais como Ana Tijoux, Movimiento Original, Los Jaivas, Los Bunkers y Los Tres celebrará a PAZ entre os povos.
A cultura Latino-americana será evidenciada, e contará com a participação de quarenta e um países, celebrando a confraternização entre os povos.
Exemplo dos valores do esporte a serviço da paz, em tempos obtusos de povos massacrando seus semelhantes pelo poder territorial, pelo petróleo, combustível fóssil em extinção, quando nos deparamos com catástrofes devido a intempéries da Natureza cobrando o desmatamento, a falta de reciclagem do lixo, a poluição dos mananciais de água, como sentimos na pele esses últimos dias em nossa cidade.
O esporte não é o salvador da pátria, mas faz sua parte com valores de superação, de solidariedade, de inclusão social, de oportunidades para todos indiscriminadamente. Ontem visitando um pequeno município, Itaúna do Sul, na APAE fui surpreendido por um jovem campeão que já está superando seus próprios limites (Deficiência Intelectual leve) e ampliando seu universo, representando este município em nível nacional.
Esporte que leva a paz a 41 países latino americanos, nos contemplando com a beleza e superação da Ginástica Artística que conquistou uma inédita medalha de prata na ginástica feminina, brilhantemente capitaneada pela atleta Rebeca Andrade, ela mesma deu seus primeiros passos em um projeto sócio esportivo, que vem da periferia de Guarulhos, em São Paulo.
Mulher negra superou todos os preconceitos e conquistou seu espaço no esporte, e na Ginástica Artística, modalidade sem qualquer tradição no país do futebol, provando que se houver oportunidade nossos jovens estarão entre os melhores do mundo. A Rebeca ia aos treinos acompanhada pelo irmão, a pé. Além das adversidades econômicas e sociais, Rebeca passou por três cirurgias no joelho. (Fonte: Google, 2023).
O esporte é um dos maiores fenômenos socializadores e educadores do século, reconhecido pela UNESCO, como tal.
Fomenta a cultura da Paz em este atribulado mundo de guerras, e se o motivo da guerra é econômico, saibam que a cada dólar investido no esporte, o retorno é de 10 dólares em publicidade.
A Guerra pode ser superada pela Paz, quando o bom senso imperar entre os povos, e a cultura da Paz fomentada pelo Esporte, pode ser presença marcante em todos os países.