Nesta quinta-feira (17), por volta das 15h, duas onças-pardas foram filmadas atravessando o Rio Paraná no Porto Maringá – distrito de Marilena, perto da Ilha Guadalupe, também conhecida como Ilha do Pneu.
VÍDEO:
O guia de pesca Lucas Sierra Mazzotti, 31 anos, registrou as imagens e conta que estava com turistas pescando quando avistaram os dois felinos terminando a travessia da Ilha Óleo Cru, na direção da barranca do Estado de São Paulo. Eles estavam próximo ao Bico do Pontal, no encontro dos rios Paraná e Paranapanema. “Filmamos distante para não atrapalhar o trajeto dos animais.”
Morador da região e pescador desde criança, Lucas relata que foi a primeira vez que viu os animais de perto. Em outra oportunidade já havia encontrado pegadas de onças nas ilhas e na barranca da prainha do Porto Maringá. “Foi um privilégio, os turistas e eu ficamos impressionados com a cena.”
A onça-parda também é conhecida por puma, sussuarana e leão-baio. Assim como a espécie da onça pintada, está em extinção.
Segundo o analista ambiental do Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná (Comafen), Vinícius Maccarini, as onças-pardas ainda são encontradas com mais frequência do que as pintadas.
A espécie dos felinos flagrados nesta quinta-feira tem tolerância maior à ocupação humana. Já as onças-pintadas são mais exigentes em critérios ambientais, pois se adaptam melhor a regiões mais preservadas.