(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Guto Silva destaca as ações governamentais para recuperar a cidade
Guto Silva destaca as ações governamentais para recuperar a cidade

GOVERNO

Guto Silva faz balanço da recuperação de Rio Bonito do Iguaçu após uma semana da tragédia

O Governo do Estado instalou nesta sexta-feira (14) o Escritório de Reconstrução Acelerada (ERA) em Rio Bonito do Iguaçu (Centro-Sul do Paraná). A estrutura funcionará como base da Secretaria das Cidades para coordenar e acompanhar as ações de recuperação após a passagem dos três tornados que devastaram 90% do município. O escritório será coordenado por Valdomiro Hrysay, diretor de apoio aos municípios da Secid.

O secretário Guto Silva ressaltou que foi assinado um termo de cooperação da Secretaria das Cidades com a ONU, por meio da Organização Internacional para as Migrações (OIM), para incorporar metodologias internacionais que vão contribuir com a reconstrução da cidade e servir de legado na preparação para outros eventos extremos no futuro. “Esse apoio é fundamental para aperfeiçoar protocolos e garantir um cuidado que vá além da emergência, permitindo que a cidade recupere seu dinamismo econômico e social”, afirmou Guto.

Reconstrução das moradias – A reconstrução das casas está em andamento. Mais de 140 engenheiros voluntários finalizaram os laudos técnicos que detalham os danos em cada imóvel, documento necessário para o pagamento do auxílio emergencial de até R$ 50 mil por família. “Os laudos são o CPF da reconstrução. Com base neles, definimos os valores necessários para cada unidade e iniciaremos os repasses”, explicou o secretário.

Além das reformas, o Governo do Estado iniciará a construção de 320 novas casas, sendo 200 em terrenos já existentes e 120 em uma nova área disponibilizada pela prefeitura. A expectativa, segundo Guto Silva, é que cerca de 40 unidades pré-fabricadas comecem a ser montadas já na próxima semana.

Recuperação econômica – Guto Silva destacou que a reconstrução exige também ações voltadas à retomada da economia local. Para isso, o Governo do Estado trabalha em parceria com bancos de fomento para estruturar um modelo de financiamento com juro zero e carência alongada.

O Sebrae-PR participará da elaboração de um plano de recuperação econômica, que começará a ser estruturado na segunda-feira (17). As ações incluem apoio a comerciantes e pequenos negócios, reorganização do ambiente econômico local, medidas para manutenção de emprego e renda e iniciativas para evitar migração e êxodo após a tragédia. “O plano será essencial para manter emprego, renda e evitar o êxodo”, afirmou Guto.

Organização dos voluntários – O secretário destacou o grande número de voluntários que têm chegado a Rio Bonito do Iguaçu e explicou que o Estado estruturou postos avançados de triagem e orientação, sob coordenação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. “Estamos organizando o fluxo de quem chega para ajudar, garantindo que essa energia positiva seja aproveitada da melhor forma na reconstrução”, disse.

Compartilhe: