ADÃO RIBEIRO / adao@diaridonoroeste.com.br
Deputado estadual pelo segundo mandato consecutivo, o ex-chefe da Casa Civil, Guto Silva, é agora pré-candidato a senador do Paraná. Na última quinta-feira ele visitou a redação do Diário do Noroeste, falou das perspectivas e de projetos federais para o Estado e a Região Noroeste. “O Paraná precisa e merece ser respeitado”, destacou, lamentando que a atenção e os recursos da União não são adequados à representação econômica e social.
Guto Silva lembra que o Paraná é o 4º em arrecadação e muito longe de receber os recursos proporcionalmente. Por isso, defende, a bancada no Senado precisa canalizar o sentimento da população e cobrar as contrapartidas. Evitando críticas diretas, deixou claro que o representante no Senado não pode se mover por projetos pessoais ou por status. “O Paraná não é Estado da segunda divisão”, reiterou.
Ele concorda que o Estado precisa de obras e infraestrutura. Referindo-se ao Noroeste, avalia que a região é importante e precisa ser pujante para gerar empregos e renda, mantendo os jovens nas cidades. Concorda com a importância de projetos como a duplicação da BR-376 e a interligação com o Mato Grosso do Sul via ponte.
Saúde e Educação – A Saúde e a Educação também requerem atenção especial. A pandemia de Covid-19 trouxe algumas reflexões necessárias em relação aos dois temas. A presença dos alunos em sala de aula é algo que, na visão do parlamentar, precisa ser debatida. Filho de professores, Guto Silva analisa que a evolução passa pelo conhecimento. A empregabilidade, por exemplo, necessita de novos saberes e tecnologias. Em outras palavras, o jovem precisa se preparar para os desafios do mercado.
Governo – Sobre o Governo do Estado, Guto Silva fez um breve relato que justifica o pleito de reeleição junto aos paranaenses. São conquistas na infraestrutura e o enfrentamento a temas sensíveis como o antigo pedágio, que custou muito à população. Na sua análise, Ratinho Júnior enfrentou com estratégia e trabalho.
Um exemplo simples na Educação: a terceira merenda, definida pelo governador quando estudos técnicos apontaram a necessidade de complementar a alimentação dos estudantes. A pesquisa revelou que as crianças estavam repetindo a merenda para além da normalidade. Por isso, a terceira refeição permitiu que os jovens se alimentem melhor e foquem apenas nos estudos.
História – Guto Silva nasceu em Maringá e muito jovem se mudou com a família para Pato Branco, no Sudoeste. Fez carreira acadêmica e entrou na vida pública inicialmente como vereador. Tem ainda atividade privada na área de exportações.
Sobre a meta desafiadora de ser senador, entende que está preparado por conhecer todas as necessidades da população quando esteve na Casa Civil, atendendo a prefeitos e vereadores. Agora, pretende se apresentar ao grande público. Pede uma reflexão sobre a importância do voto para senador.
Também pede que a comunidade do Noroeste apoie Tião Medeiros, deputado estadual e que em 2022 deve pleitear uma vaga de deputado federal. Medeiros, por sua vez, igualmente sugere uma análise, opinando que Guto Silva é preparado para a função. “Ele tem mais do que o meu apoio: tem a minha torcida”, resumiu.
Assista entrevista completa.