Dona Rita tem o sorriso fácil, daqueles que iluminam e contagiam. Traz nas palavras a experiência de quem já viveu 70 anos e sabe que a felicidade é a melhor companheira para vencer a solidão.
Moradora do Jardim São Jorge, em Paranavaí, Rita Barbosa da Silva Déa é uma das 890 pessoas atendidas no Centro de Convivência do Idoso, mantido pelo Instituto Maurício Gehlen (IMG). Ela participa das aulas de yoga, musculação, dança e hidroginástica.
O Centro de Convivência do Idoso também oferece alongamento, pilates, ginástica, vôlei e caminhada orientada, além de oficinas desenvolvidas em parceria com entidades e empresas da cidade. As atividades são todas gratuitas.
Neste domingo, 14 de abril, o Centro de Convivência do Idoso completa 6 anos de dedicação à população acima dos 60 anos.
Para dona Rita, “é um presente de Deus”. “Eu costumo chamar de pedacinho do céu. A gente olha e fica encantada. Com tudo.”
Coordenadora de projetos sociais do IMG, Beatriz Gehlen conta que a ideia surgiu em 2013, quando o fundador Maurício Gehlen fazia peregrinação por Santiago de Compostela. Os passos que deu no caminho sagrado o conduziram à realização de um sonho e tornaram viva a certeza de que era preciso retribuir o acolhimento e o carinho que encontrou em Paranavaí.
Os anos se passaram e o desejo de fazer algo pela comunidade se consolidou. A inauguração do Centro de Convivência do Idoso em 2018, numa manhã de sábado, revelou mais do que um prédio amplo e moderno: ali havia entrega, dedicação, reconhecimento, amor.
AMOR POSTO EM PRÁTICA
Durante quase dois anos, os atendimentos aos idosos transcorreram normalmente, chegando a receber 1.100 pessoas de Paranavaí e municípios da região. Em março de 2020, a pandemia de Covid-19 alcançou o Paraná e exigiu medidas rigorosas de distanciamento social, para reduzir a disseminação da doença.
As atividades presenciais precisaram ser interrompidas, mas os idosos não poderiam ficar desassistidos, por isso a equipe encontrou uma estratégia que permitiu manter contato com o público: transmissões de atividades ao vivo através dos canais digitais. Nas chamadas “lives”, profissionais falavam de saúde, de bem-estar e davam dicas de exercícios que ajudariam a manter o bom condicionamento físico.
As lives ainda são transmitidas regularmente, nas manhãs de sábado.
A percepção de que a crise sanitária agravou questões sociais chamou a atenção dos idosos, que incentivaram a produção de refeições para distribuir entre as comunidades mais vulneráveis. Reuniram doações e motivaram a equipe do CCI a preparar os alimentos.
As marmitas solidárias começaram na pandemia de Covid-19, mas, mesmo com o fim dos problemas de saúde causados pelo coronavírus, a ação se mantém. Desde o início do projeto, o Centro de Convivência do Idoso já distribuiu 35 mil marmitas.
PARTE DA FAMÍLIA
Antes mesmo da construção do prédio, o Instituto Maurício Gehlen já nutria a preocupação com a população acima de 60 anos. Por dois anos, foi responsável pelo Centro Dia do Idoso, na Vila Operária, com capacidade para receber até 12 pessoas.
A nova estrutura permitiu ampliar o alcance dos atendimentos e trouxe desafios ainda maiores. Os idosos buscavam não somente práticas para melhorar o condicionamento físico; também precisavam de cuidados da alma.
Foi justamente o que dona Rita encontrou no CCI.
“O atendimento aqui é de primeiro mundo mesmo. As pessoas acolhem a gente como se fosse da família.”
Ela contou:
“Uma amiga tinha diabetes e depressão. De tanto eu insistir, ela veio. Hoje ela está com o sorriso bem feliz. Que coisa boa! Isso emociona”.
Dona Rita fez amigos, conheceu novas perspectivas de vida, aprendeu e continua aprendendo todos os dias.
Não quer parar tão cedo. Enquanto tiver condições de se locomover e lúcida, será frequentadora assídua do Centro de Convivência do Idoso. Enquanto puder dançar, dançará. Enquanto puder estar com os amigos, assim fará. Afinal, ali se sente em casa, como parte de uma grande família.
SERVIÇO
O Centro de Convivência do Idoso fica na Rua Flauzina Dias Viegas, 1.001, no Jardim Campo Belo. O telefone para contato é (44) 3422-9815.
Quero deixar aqui meu sentimento em relação ao Instituto Mauricio Gehlen. Agradecer imensamente ao Instituto pelo acolhimento, dedicação, disposição para com nós idosos. Obrigado a todos os administradores e funcionários e dizer que eu e minha esposa temos muito orgulho de participar desse Centro e de nossa cidade por ter sido agraciada com essa família que nos trouxe essa maravilha.
PARABÉNS INSTITUTO GEHLEN.