REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Genivaldo Gervásio Umburana já perdeu as contas: 30, 40 anos? As décadas como doador de sangue voluntário se acumulam e enchem o vigilante de orgulho. “É importante ajudar o próximo, contribuir com quem precisa. Faço isso três ou quatro vezes por ano.” A última coleta de 2022 está agendada para quinta-feira (29), no Hemonúcleo Regional de Paranavaí.
O voluntário já conhece os procedimentos. Desde a conferência do cadastro, a triagem clínica e a coleta de sangue até chegar ao lanche, no final, não leva mais do que uma hora. Cada pessoa pode doar no máximo 480 mililitros, volume distribuído em bolsas de hemocomponentes fracionados.
O concentrado de plaquetas randômicas pode ser armazenado por 5 dias. No caso do concentrado de hemácias, a duração é de 42 dias. O concentrado de plasma pode permanecer congelado por 1 ano.
Chefe do Hemonúcleo Regional de Paranavaí, Lucas Oliveira afirma que os estoques estão em níveis regulares, mas chama a atenção para o aumento da demanda nesta época do ano. Cresce o número de acidentes de trânsito em áreas urbanas e nas rodovias, assim como as ocorrências de agressões físicas, inclusive com armas brancas e de fogo, sendo necessário fazer a reposição de sangue das vítimas.
A unidade de Paranavaí atende 24 hospitais da região e está integrada à rede estadual. Assim, sempre que faltam bolsas de sangue em outras cidades, são enviados hemocomponentes coletados e processados aqui. O inverso também acontece.
Diante das eventualidades, Oliveira pede que as pessoas não deixem de doar sangue, a fim de manter o nível de segurança e não chegar a um estado crítico. Há aproximadamente três semanas, o Hemonúcleo Regional de Paranavaí foi surpreendido pela grande procura por hemocomponentes de diferentes tipagens, com importante redução dos estoques. A situação voltou à normalidade graças à mobilização dos voluntários.
Agendamentos – Normalmente são feitos até 30 agendamentos por dia. Basta acessar o site saude.pr.gov.br/Hemepar-Paranavai e clicar, na sequência, nas opções Doação de Sangue, Agendar doação de sangue no Hemepar e Agendar. Depois é só selecionar a cidade, preencher os campos com os dados pessoais e escolher dia e horário para a coleta. Ao chegar ao Hemonúcleo Regional de Paranavaí, é necessário apresentar documento oficial com foto.
De acordo com Lucas Oliveira, os municípios também se organizam para transportar doadores de sangue até Paranavaí. O planejamento para 2023 já está pronto, garantiu o chefe da unidade regional.
Normalmente, os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 14h30, com exceção de quarta-feira, quanto o expediente é exclusivamente pela manhã. Nesta semana, o horário permanece inalterado, mas não haverá coleta na próxima segunda-feira, 2 de janeiro de 2023.
Requisitos – Podem doar sangue pessoas com 16 a 69 anos de idade. Menores precisam ter autorização de um responsável legal e idosos devem ter feito a primeira doação antes dos 60. Também são requisitos estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e ter alimentado, evitando refeições gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação.
São condições impeditivas: resfriado (aguardar até sete dias após o fim dos sintomas), gravidez, amamentação, ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e infecções sexualmente transmissíveis.
Serviço – O Hemonúcleo Regional de Paranavaí fica na Rua Rio Grande do Sul, 2.490, próximo à Santa Casa. Os telefones para contato são (44) 3421-3588 e 3421-3596.