(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

APOSENTADO

Henrique Avancini anuncia aposentadoria e não vai aos Jogos de Paris 2024

LUCIANO TRINDADE

DA FOLHAPRESS

Considerado o maior nome da história do ciclismo mountain bike do Brasil, Henrique Avancini vai deixar de competir profissionalmente a partir deste ano.

Aos 34 anos, o ciclista de Petrópolis anunciou nesta terça-feira (22) que vai se aposentar e, portanto, ele não disputará nem os Jogos Pan-Americanos de Santiago, em outubro, nem as Olimpíadas de Paris, em 2024.

Até o fim do ano, Avancini pretende participar apenas de mais três provas como uma forma de celebrar a carreira vitoriosa que ele tem.

Durante entrevista nesta terça, em São Paulo, o ciclista apresentou um documentário no qual relembra os momentos importantes de sua trajetória e explica as razões pelas quais decidiu se aposentar.

“Em 2020, terminei o ano como o número 1 do mundo e, neste período, eu já estava sentindo algumas coisas mais pesadas”, descreveu ele. “A temporada de 2021 começou a ficar ainda mais pesada até chegar o momento em que eu percebi que não estava fazendo as coisas com aquela mesma motivação que sempre tive”, disse o ciclista.

Para ele, as competições começaram a representar uma “obrigação” e não lhe traziam mais o prazer que fizeram ele se apaixonar pela modalidade.

“Mesmo sendo líder do ranking, correndo por uma grande equipe, feito meu nome, estabilizado na carreira e vencido eventos de Copa do Mundo. E isso não me trazia tanta motivação, não sentia o porquê de estar fazendo aquilo.”

Emocionado, Avancini disse que sua aposentadoria será benéfica para o desenvolvimento do esporte no Brasil, pois ele entende que isso abrirá espaço para outros ciclistas ocuparem a posição de destaque que ele alcançou.

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o esportista ficou na 13ª posição no mountain bike cross-country. Foi a melhor colocação já obtida por um brasileiro na modalidade. Neste ano, ele conquistou o Campeonato Mundial na prova de maratona, em Glasgow, na Escócia. Foi a segunda vez que ele ganhou a competição, em que já havia brilhado em 2018.

“As pessoas ainda não conseguem dimensionar o tamanho dessa vitória como eu consigo”, disse Avancini sobre o título na Escócia.

O ciclista começou a carreira aos 8 anos de idade e se tornou o único brasileiro a vencer o campeonato nacional em todas as categorias, desde o juvenil até a elite.

Compartilhe: