O contrato de concessão de rodovias paranaenses à Viapar termina nesta sexta-feira (26). A partir da 0h de sábado (27), a empresa não prestará mais os serviços de manutenção da malha asfáltica e operação de ambulâncias, guinchos, caminhões-pipas e caminhões boiadeiros. A inspeção de tráfego e as atividades de monitoramento de câmara também serão encerradas. Os postos de cobrança de pedágio da empresa estão em Arapongas, Campo Mourão, Corbélia, Floresta, Marialva e, na região de Paranavaí, Presidente Castelo Branco.
A princípio, os motoristas ficarão aproximadamente um ano sem fazer o pagamento das tarifas, até a realização de um novo leilão e a assinatura dos contratos. O plano de outorga elaborado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já foi enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU) para ser avaliado antes de seguir para a Bolsa de Valores, onde será leiloado. A previsão é que aconteça no último trimestre de 2022.
As atuais concessionárias operam no Paraná há 24 anos. No Noroeste do Estado, na praça de pedágio instalada em Presidente Castelo Branco, a tarifa de passeio para veículos leves é de R$ 15,80 e a taxa comercial é de R$ 13,20. A partir do novo contrato, o valor deverá ser reduzido para R$ 9,81.
De acordo com a proposta inicial do Governo Federal, com o novo contrato Guairaçá também receberia uma praça de pedágio, com a cobrança de R$ 10,86. Lideranças e representantes de diferentes entidades manifestaram contrariedade à criação de mais um posto de cobrança na região. Disseram não haver justificativa, mesmo reivindicando a duplicação da BR-376 no trecho de Paranavaí até Nova Londrina, passando por Guairaçá. (RS)