Na tarde da última quarta-feira (11), a equipe de Zoonoses da Vigilância em Saúde de Paranavaí recebeu uma denúncia de maus tratos de animal, através da Ouvidoria Municipal. O denunciante enviou um vídeo onde um homem aparece chutando um pequeno gambá que apareceu em um estabelecimento comercial no Centro da cidade. Nas imagens, o animal aparece tentando fugir do meio de um grupo de pessoas e é possível ver um homem dando pelo menos dois chutes no gambá, que fica atordoado.
“Nós fomos até o local e, ao chegarmos lá, a equipe da Guarda Municipal já havia sido acionada. O homem, identificado como um prestador de serviços, não estava mais no local e ninguém sabia informar seu endereço. Nesta quinta-feira (12), no início da manhã, retornamos à empresa e localizamos o homem denunciado. Foi lavrado um auto de infração e vai ser aberto um processo administrativo contra ele. A penalidade pode variar de uma advertência até R$ 4 mil”, explica a coordenadora de Zoonoses do município, Ana Souza.
Segundo a coordenadora de Zoonoses, não foi possível fazer o recolhimento do animal já que os responsáveis pela empresa informaram que o gambá foi capturado e solto em um terreno baldio nas proximidades, antes da chegada das equipes.
Prefeitura de Paranavaí
Explicando – Em geral os gambás são mamíferos solitários, tímidos e pacíficos. Sua dieta é bastante variada e inclui insetos e frutas, larvas e vermes, além de uma ampla gama de plantas. Foi observado que, na escassez de outros alimentos, esse mamífero consome grãos, raízes e até répteis.
Fisicamente, os gambás são conhecidos por terem cinco dedos em cada pata, além de um par de polegares opositores que os permitem escalar facilmente. As fêmeas possuem um marsúpio, órgão no qual os filhotes se refugiam ao nascer e onde mamam por dois meses.
Quando os gambás se sentem ameaçados, eles podem sibilar ou rosnar, além de emitir um fedor nauseabundo através de suas glândulas anais. Não devem ser considerados perigosos devido aos seus dentes e unhas afiados, visto que recorrem à tanatose como mecanismo de defesa contra o homem, por considerá-lo um grande predador. A tanatose consiste em se fingir de morto. O desempenho desse mamífero convence até os mais incrédulos.
(extraído de: meusanimais.com.br)