Um homem foi preso na tarde desta segunda-feira (3) no Jardim São Jorge, em Paranavaí, por maus-tratos a um cão que estava ferido (machucado profundo na cauda), desnutrido e preso por uma corda curta. A ação ocorreu após uma denúncia anônima recebida pela Ouvidoria Municipal, informando que o animal se encontrava nessa situação há dias.
A equipe do Departamento de Zoonoses e Bem-Estar Animal da cidade, acompanhada da Guarda Municipal, foi até o local para averiguar a denúncia.
Segundo a gerente do Departamento de Zoonoses, Merciliana Souza, a cena constatada era grave. “Quando chegamos ao local, o responsável alegou que o animal estava morto. Desconfiamos da informação e chamamos a Guarda Municipal. O animal ainda estava com vida na casa do filho, que foi conduzido à delegacia. O pai dele conseguiu fugir do local”, relatou.
A legislação municipal nº 4.733/2019 prevê multas de R$ 1.000,00 a R$ 4.000,00 para casos de maus-tratos a animais, dependendo da gravidade da infração. Além disso, ele responderá criminalmente com base na Lei Federal nº 14.064/2020, que prevê pena de reclusão de até cinco anos.
A Prefeitura de Paranavaí reforça que denúncias de maus-tratos a animais podem ser feitas anonimamente por meio da Ouvidoria Municipal.
Foto: Prefeitura de Paranavaí