Nesta segunda-feira (25), um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo e multado em R$ 8 mil por maus-tratos a animais em Colorado (a 85 quilômetros de Paranavaí). Segundo a Polícia Militar Ambiental, cinco animais em situação de magreza extrema foram apreendidos.
Durante o cumprimento da Operação Protetor das Divisas e Biomas, as equipes receberam uma denúncia informando sobre uma situação de maus-tratos a bovinos em uma propriedade rural do município. Na entrada do local, os policiais localizaram um cachorro com magreza severa arramado por uma corda, sem água e alimento.
Após entrar em contato com o proprietário, as autoridades realizaram uma vistoria e encontraram outro cachorro, que se encontrava solto, porém estava muito magro e andava cambaleando. No interior das pastagens do local, três vacas também apresentavam magreza e andar cambaleante.
Ainda de acordo com a PM, foi localizado na propriedade um animal bovino morto, que suspostamente, a causa da morte seria falta de alimento. Diante dos fatos, um médico veterinário da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), foi acionado e confirmou a suposição.
Durante a confecção dos documentos, os policias encontraram uma espingarda cartucheira no interior da residência. Após ser questionado, o homem informou não possuir os documentos exigidos pela lei para ter uma arma de fogo.
De imediato, ele recebeu voz de prisão e foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Colorado. O homem também foi atuado por um auto de infração ambiental e multado em R$ 8 mil.