Na manhã desta segunda-feira (17), um homem de 38 anos foi detido pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) por transporte irregular de animais em Floresta (a 94 quilômetros de Paranavaí). A ação ocorreu após denúncia de maus tratos, quando os policiais abordaram um veículo Fiat/Fiorino, com placas de Belo Horizonte, que puxava um reboque.
Durante a fiscalização, foi constatado que o automóvel transportava 12 cães de diversas raças, como cane corso, bully americano, husky siberiano, border collie, além de cinco faisões e algumas galinhas. Os animais estavam confinados em espaços sem ventilação adequada, limpeza ou água disponível.
Segundo o condutor, ele realizava transporte remunerado de animais por todo o Brasil e havia pegado essa carga em Carambeí, com destino a Mairiporã, São Paulo. Para minimizar o sofrimento dos animais, a equipe policial contatou um veterinário local, que prestou atendimento imediato, providenciando alimentação e encaminhamento dos cães e aves para um local apropriado.
Durante a inspeção no veículo, foram encontradas diversas irregularidades, como falta de equipamentos obrigatórios, mau estado de conservação e utilização indevida para transporte de animais. Todas as infrações foram documentadas e o automóvel foi removido ao pátio da PRE.
O condutor foi conduzido à Polícia Judiciária acompanhado de seu advogado, para as devidas providências legais.