REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O horário estendido de atendimento no comércio de Paranavaí já começou. Ontem (9) foi o primeiro dia de abertura das lojas do Centro e dos bairros até 22h e o calendário prevê expediente diferenciado até o dia 24 de dezembro, véspera de Natal. O objetivo é garantir que consumidores de toda a região tenham a oportunidade de fazer suas compras.
Daqui até a semana que antecede o Natal, as lojas do Centro e dos bairros abrirão de segunda a sexta-feira das 9h às 22h. Vale para os períodos de 12 a 16 de dezembro e 19 a 23 de dezembro.
Neste sábado (10), as atividades começam às 9h e seguem até 17h. O mesmo horário vale para amanhã (11) e para os sábados seguintes (17 e 24). Neste ano, os sindicatos que representam patrões e empregados, respectivamente Sivapar e Sindoscom, fizeram uma alteração na programação de Natal.
Normalmente, as lojas da cidade atendem no domingo anterior ao feriado, mas, vislumbrando a possibilidade de a seleção brasileira chegar à final da Copa do Mundo do Qatar, no dia 18 de dezembro, a opção foi por antecipar o expediente dominical para este final de semana. Ontem, o Brasil perdeu nos pênaltis para a Croácia e foi eliminado da competição, mesmo assim o cronograma de abertura se mantém.
Após o Natal, o comércio voltará a atender em horário usual, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. No último sábado do ano, dia 31 de dezembro, véspera de Ano-Novo, as lojas novamente funcionarão em regime diferenciado, das 9h às 15h.
No dia 1º de janeiro de 2023, feriado nacional, não haverá expediente. O dia seguinte também será de comércio fechado, para compensar a jornada no dia 14 de dezembro, data em que se comemora o aniversário de emancipação política de Paranavaí.
Diferentemente de anos anteriores, nos dois primeiros sábados de 2023, dias 7 e 14 de janeiro, o comércio não terá horário estendido de funcionamento, ou seja, as lojas abrirão das 9h às 13h.