O superintendente do Ministério da Saúde no Paraná, Benedito Garcia, fez uma visita de cortesia à Santa Casa de Paranavaí e disse que o hospital é uma referência no estado no atendimento aos pacientes do SUS. (O hospital) tem uma estrutura muito boa e um atendimento de excelência. É referência para o Paraná o atendimento prestado aqui”, disse ele.
É a primeira vez que um superintendente do MS visita a Santa Casa. “É uma orientação de Brasília e vem ao encontra da afirmação do presidente (Jair) Bolsonaro de fazer um governo menos Brasília e mais Brasil”, justificou Garcia, que revelou que o caso da Santa Casa não é isolado. “Não se visitava os hospitais, que são nossos parceiros, e menos ainda os do interior”, disse ele.
“Estou há 30 anos envolvido com a saúde pública e nunca estive com um superintendente do Ministério da Saúde. É uma satisfação receber esta visita de aproximação”, comentou o diretor-geral da Santa Casa, Héracles Alencar Arrais, que recepcionou a autoridade. Garcia fez a visita acompanhado do amigo Jonas Albuquerque de Melo, de Paranavaí. Arrais recepcionou os visitantes junto com o contador Eduardo Henrique Elerbrock de Albuquerque, responsável pela contabilidade do hospital.
“Antes a gente tinha até medo de chegar na Superintendência. Hoje acontece o inverso: é a Superintendência que está vindo até nós. Isto é gratificante”, emendou Arrais.
Primeiro mundo – Benedito Garcia visitou a Unidade Central da Santa Casa, a Unidade Morumbi e o Centro de Educação Infantil Aníbal Ajita, a creche do hospital que atende exclusivamente filhos de funcionários. “Isto não existe no Brasil. Acho que nem paga. E aqui vocês conseguem oferecer este serviço de qualidade para os funcionários, que trabalham tranquilos, pois sabem que seus filhos estão bem cuidados”, comentou o superintendente após a visita no CEI.
Na Unidade Morumbi, disse que tratava-se de uma estrutura “de Primeiro Mundo. Dá para contar nos dedos quantos hospitais tem no país deste nível que atende exclusivamente SUS”. Garcia também revelou que nestas visitas aos hospitais tem percebido que nestes 31 anos de SUS, “muitos funcionários estão comprometidos com o sistema, têm amor pelo seu trabalho e zelam pela saúde da população que não pode pagar pelo atendimento”.
Sublinhou, de outro lado, que com a pandemia da Covid-19, o Ministério da Saúde está com seus recursos escassos, mas disse que a Santa Casa deve continuar atuando para buscar recursos através de emendas parlamentares. “Deputado que visitar este hospital e não der uma emenda não dá nem para explicar e comentar”, enfatizou.
Garcia disse que o Ministério da Saúde está focado no que chama de uma nova onda de pandemia, mas não de novos casos e internamentos, mas de sequelas que ela vai deixar. “O Governo Federal tem um estudo da situação, inclusive das cirurgias eletivas que tiveram que ser suspensas para garantir leitos aos pacientes com Covid”, contou.
O superintendente fez um registro fotográfico da Unidade Morumbi e informou que vai encaminhar ao Ministério da Saúde. “Este hospital mostra que é possível ter uma boa estrutura e um atendimento digno pelo SUS quando se trabalha com carinho e comprometimento”, finalizou Benedito Garcia.