O Instituto Água e Terra (IAT) divulgou nesta segunda-feira (17) o relatório das ações ambientais desempenhadas pelo órgão nas prainhas de água doce do Noroeste do Estado. As atividades integraram a programação do Verão Maior Paraná e ocorreram entre os dias 9 de janeiro e 10 de fevereiro, nos municípios de Porto Rico, São Pedro do Paraná e Marilena.
A programação incluiu o plantio de mudas nativas e a distribuição de sacolas de lixo e de materiais educativos para os turistas, alcançando um público de aproximadamente 6 mil pessoas nas três cidades.
Ao todo, foram distribuídas 3.550 mudas para ações de plantio (sendo 2.350 apenas em Porto Rico), 3.000 sacolas de lixo, 10 galões para armazenamento de óleo para frituras nas barracas de praia e 1.500 cartilhas educativas sobre temas como animais de companhia e preservação da água, além de informações sobre o programa Paraná Mais Verde, projeto voltado para a distribuição de plantio de mudas de espécies nativas do Paraná.
As áreas contempladas pelas operações foram: a praia Santa Rosa, a orla do Porto e a praia do Carioca, em Porto Rico; a praia do Porto São José e a Ilha da Mineira, em São Pedro do Paraná; e a praia do Porto Maringá, praia do Pingo, praia dos Pneus e a praia das Pedras, em Marilena. Também participaram das ações as secretarias de turismo e meio ambiente dos municípios, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Ambiental. O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
“Conseguimos atingir um número expressivo de turistas que estavam frequentando as praias durante o verão, com ações que destacaram principalmente a importância de aliar o turismo com a preservação ambiental, além de colaborar com a recuperação da mata ciliar e o incentivo à coleta do lixo nas praias”, disse o assessor da diretoria de Patrimônio Natural do IAT, Douglas Bacaro.