(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Vacinação contra a gripe estará disponível neste sábado
Vacinação contra a gripe estará disponível neste sábado

EM PARANAVAÍ

Idosos com mais de 60 anos e profissionais de Saúde começam a ser vacinados contra a gripe neste sábado

Começa oficialmente na próxima segunda-feira, dia 4 abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Mas, aproveitando a estrutura montada no Centro de Eventos, a Secretaria Municipal de Saúde optou por antecipar o início da vacinação em Paranavaí. Os grupos prioritários desta primeira etapa, que são os idosos a partir de 60 anos e os profissionais de saúde, já podem receber a dose contra Influenza a partir deste sábado, dia 2, no Centro de Eventos, das 8h às 13h.

Para receber a dose da vacina contra Influenza, basta apresentar o Cartão de Vacina, Cartão SUS e CPF. Segundo a coordenadora de Imunização do município, Grazieli Barbaço, “para adultos, não é necessário aguardar nenhum intervalo entre a aplicação das doses da vacina contra Covid e Influenza. Por isso, se a pessoa quiser ir até o Centro de Eventos neste sábado e tomar a dose contra Covid e a dose contra Influenza juntas, não há nenhuma contraindicação”.

A partir da próxima terça-feira, dia 5 de abril, o município deve descentralizar a vacinação contra Influenza, distribuindo as doses para serem aplicadas nos postos de saúde. “Neste sábado e na segunda-feira só teremos aplicação das doses contra Influenza no Centro de Eventos. A partir de terça-feira, vamos distribuir essas doses nas salas de vacinas das UBSs e a vacinação passa a ser só nos postos de saúde. Mas, no início da semana, vamos divulgar em quais salas de vacina a população pode se imunizar contra Influenza”, explica Grazieli.

A Campanha – Ao todo, no Paraná, 4.308.575 pessoas pertencem aos grupos prioritários e deverão ser vacinadas durante a campanha. A meta é atingir pelo menos 90% deste público.

A segunda fase da campanha atenderá crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas.

Também abrangerá caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A vacina trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan (SP) e todos os anos passa por atualização para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus identificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesta campanha, a imunização protegerá contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B. (com informações da AEN).

(Assessoria Prefeitura)

Compartilhe: