A Secretaria Municipal de Saúde de Paranavaí, através da coordenação de Imunização e da 14ª Regional de Saúde, começa a aplicar a terceira dose da vacina contra Covid-19 em idosos com idades a partir de 63 anos completos neste sábado, dia 13 de novembro. A aplicação das doses acontece no Centro de Eventos, das 8h às 13h.
Para receber a terceira dose, os idosos com mais de 63 anos devem apresentar documentos pessoais e Cartão de Vacina comprovando a aplicação das duas doses anteriores. Para os idosos com mais de 63 anos, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de, no mínimo, seis meses após a imunização com a segunda dose.
No caso de idosos com mais de 63 anos que estejam acamados, as terceiras doses serão aplicadas nos domicílios pelas equipes do ESF (Estratégia Saúde da Família).
Cronograma – Com a ampliação da faixa etária dos idosos, no sábado, dia 13, a vacinação será realizada para apenas dois grupos:
– Primeira dose: pessoas maiores de 12 anos, com ou sem comorbidades;
– Terceira dose: pessoas idosas com 63 anos ou mais (vacinados com a segunda dose há no mínimo seis meses).
Em qualquer caso as pessoas que foram positivadas para Covid-19 há menos de 30 dias, não poderão ser imunizadas neste momento.
Primeira dose – Para receber a primeira dose da vacina contra Covid-19, basta ir até o Centro de Eventos e apresentar um documento de identificação com foto, CPF, Cartão SUS e Cartão de Vacina.
A exemplo de qualquer atendimento realizado para menores de idade, para receber a dose da vacina os adolescentes devem, obrigatoriamente, estar acompanhados de um adulto responsável.
Atualização do Cartão SUS – Como informado desde o início da ação de imunização contra Covid-19, todas as pessoas que forem receber doses da vacina, de qualquer imunizante, devem apresentar o Cartão SUS atualizado.
O Cartão SUS deve ser atualizado em dois casos: caso haja mudança de endereço, especialmente de cidade; e quando o cartão não inicia com o número 7.
A atualização do Cartão SUS pode ser feita diretamente na UBS de referência ou ainda pela internet, através do aplicativo Conecte SUS. Através do aplicativo, também é possível manter uma versão digital do seu Cartão SUS, sem necessidade de impressão.
(Assessoria Prefeitura)