Quatro idosos moradores do Asilo Lins de Vasconcelos, em Paranavaí, continuam internados em leitos da Ala Covid da Santa Casa – dois na UTI e dois na Enfermaria. Eles contraíram a doença durante surto na semana retrasada e manifestaram sintomas graves.
Ao todo, 20 residentes da instituição de longa permanência precisaram ser levados para hospitais da região. Desde o registro do primeiro caso, há mais de 15 dias, seis pessoas morreram por complicações da Covid-19. Outro foi registrado no período, mas o paciente testou negativo para coronavírus.
De acordo com a assistente social Terezinha Maria Wolf, a maioria dos idosos já passou do período de transmissão da doença e está sem sintomas, mas ainda enfrenta as consequências dos problemas de saúde, por exemplo, a falta de disposição para se alimentar.
Em relação aos funcionários, oito foram positivados. Somente uma precisou de internação hospitalar e já teve alta, agora completa o período de recuperação em casa. Três trabalhadores do asilo continuam em isolamento domiciliar até que o período de quarentena termine.
Levantamento feito pela 14ª Regional de Saúde mostra que 37 idosos tiveram contato com pacientes positivados, mas nem todos contraíram coronavírus. Ao todo, 34 foram positivados. Entre os funcionários, 24 foram expostos, sendo que oito testaram positivo.
Ajuda – A assistente social afirmou que o Asilo Lins de Vasconcelos tem recebido significativo apoio da comunidade para enfrentar as consequências do surto de Covid-19. As doações são fundamentais para a manutenção das atividades da instituição. Por enquanto, existe a necessidade de adquirir jalecos descartáveis para os funcionários e para as equipes que fazem o acompanhamento da situação.
Segundo ela, interessados em contribuir podem ir até o asilo e levar a doação pessoalmente. A ala onde os itens serão recebidos é isolada do ambiente onde os pacientes se concentram, por isso, os voluntários não terão contato com os doentes e não serão contaminados. (RS)