(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

NO CAMPO

IDR-Paraná apresenta resultados de boas práticas na produção de soja

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater) e a Embrapa divulgam na próxima terça-feira (26), a partir das 8h30, os resultados obtidos por produtores que adotaram o Manejo Integrado de Pragas (MIP), o Manejo Integrado de Doenças (MID) e a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) na safra de soja 2020/2021.

Durante o evento, o instituto apresentará o sistema Alerta Ferrugem 2022, que auxilia técnicos e produtores sobre o melhor momento para fazer o manejo da ferrugem-asiática da soja. O evento será online, transmitido pelos canais no YouTube do IDR-Paraná e da Embrapa Soja.

Participarão o secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, o presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, e o chefe-geral da Embrapa Soja Alexandre Nepomuceno, além de pesquisadores e extensionistas do programa.

Com ações conjuntas, iniciadas ainda na década de 1980, as instituições rurais do Paraná inovaram no processo de transferência de tecnologias com a capacitação de extensionistas, instalação de unidades de referências junto aos agricultores e publicações dos resultados.

Para o diretor de Extensão Rural do IDR-Paraná, Nelson Harger, o evento é uma oportunidade para avaliar os resultados que o programa tem proporcionado à agricultura paranaense em ganhos econômicos, aumento da rentabilidade nas lavouras, redução de insumos químicos, demonstrando a possibilidade de uma agricultura mais sustentável. “O Paraná é uma referência nacional no que se refere à adoção de manejo integrado de pragas e doenças”, afirma.

O pesquisador André Prando, da Embrapa Soja, comenta que a parceria entre as duas instituições proporciona avanços significativos nas boas práticas agrícolas nesta cultura, sendo um processo de aprendizado mútuo. “A proximidade da pesquisa e extensão é essencial para avançarmos na qualidade da assistência técnica ao produtor e na identificação de oportunidades de pesquisa”, diz Prando.

Programação:

8:30 – Abertura e boas-vindas
IDR-Paraná, Embrapa Soja e Secretaria da Agricultura e Abastecimento

9:00 – Lançamento do Alerta Ferrugem safra 2021/2022
Edivan José Possamai – Coordenador estadual Programa Grãos Sustentáveis do IDR-Paraná

9:10 – Resultados do MIP Soja safra 2020/2021
Arnold Barbosa – Analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa

9:50 – Resultados do MID Soja safra 2020/2021
Claudine Seixas – Pesquisadora da Embrapa

10:30 – Resultados da Coinoculação em soja safra 2020/2021
André Prando – Pesquisador da Embrapa

Compartilhe: