(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Dia de campo mostra o potencial do sorgo no Arenito Caiuá
Foto: IDR-PARANÁ
Dia de campo mostra o potencial do sorgo no Arenito Caiuá Foto: IDR-PARANÁ

AGRONEGÓCIO

IDR-Paraná promove dia de campo em Paranavaí sobre sorgo na alimentação do gado

Pelo segundo ano consecutivo o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural-Iapar-Emater) realiza o Dia de Campo Integra Arenito. Será nesta quarta-feira (19), a partir das 8h30, no Polo de Pesquisa e Inovação do Instituto, em Paranavaí, no Noroeste do Estado. Neste ano as atenções estão voltadas para o uso do sorgo, o grão e a silagem, na alimentação animal.

Especialistas da Embrapa e do IDR-Paraná vão mostrar aos participantes o potencial do sorgo no Arenito Caiuá, como se dá a infiltração e armazenamento da água no solo da região e, ainda, como é feita a silagem do capim-capiaçu (usado em sistemas de produção de leite e carne bovinos).

Como as informações sobre o sorgo na região ainda são escassas, e muitos produtores entram em contato com o IDR-Paraná em busca de orientações sobre o manejo e o seu uso na alimentação de bovinos, a cultura é o tema principal do dia de campo Integra Arenito deste ano. Os participantes poderão conhecer os resultados de pesquisa, além das práticas de manejo do solo e das culturas que resultem em mais rentabilidade e sustentabilidade para os sistemas produtivos da região.

Apesar de as pastagens ocuparem cerca de 49,5% do Noroeste do Paraná, nos últimos anos a área destinada à produção de alimento para o gado vem diminuindo consideravelmente. Mesmo assim, a região continua sendo a principal produtora de bovinos de corte do Estado.

Os técnicos afirmam que é preciso considerar a fragilidade dos solos do arenito, ainda que eles tenham boa aptidão e alto potencial agropecuário. O uso sustentável das áreas, utilizando-se o sistema de plantio direto com práticas de controle da erosão e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA) são algumas indicações para os agricultores.

De acordo com Kátia Gobbi, pesquisadora do IDR-Paraná, a área com sorgo vem aumentando na região, porque a planta é resistente a períodos de veranico. Ela explica que a demanda pelo sorgo tem crescido nos últimos três anos, como o alternativa ao milho, que normalmente é o principal alimento para o gado, mas que em safras passadas teve muitas lavouras comprometidas pela ocorrência da cigarrinha.

Além disso, o sorgo se torna uma opção de menor custo para o pecuarista alimentar o gado, já que o milho tem custo maior, devido à maior demanda mundial pelo grão. Outro fator é a oferta de novos híbridos do sorgo, com bons rendimentos, o que eleva o interesse por esta cultura.

TEMAS – Os pesquisadores e extensionistas prepararam estandes no campo, dentro das áreas experimentais da Estação de Pesquisa de Paranavaí, para o dia de campo. Os temas são: o potencial do sorgo no Arenito Caiuá, a produção de sorgo em Sistema Integrado de Produção Agropecuária (SIPA), infiltração e armazenamento de água no solo em SIPA no Arenito Caiuá, uso do sorgo em grão na alimentação de bovinos de corte, uso de silagem de sorgo e de capiaçu na terminação de bovinos de corte e o grau de compactação do solo em SIPA no Arenito Caiuá. As atividades vão até as 12h30.

Informações podem ser consultadas pelo e-mail poloparanavai@idr.pr.gov.br ou pelo telefone (44) 3423-1157.

Dia de campo mostra o potencial do sorgo no Arenito Caiuá

Compartilhe: