A fruticultura ganha destaque nesta terça-feira (10) em palestras técnicas realizadas dentro da 54ª ExpoParanavaí, no parque de exposições Presidente Arthur da Costa e Silva. O encontro começa às 9h e segue até as 11h30, com retorno às 13h30 e encerramento às 15h.
O objetivo do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) é incentivar entre os produtores a diversificação do plantio, levando em conta as características geográficas e climáticas da região Noroeste.
Pela manhã, os trabalhos serão conduzidos por Maria Auxiliadora Coelho de Lima, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que falará sobre a transformação do semiárido pernambucano em polo de exportação de fruas.
Seguem no mesmo período Olavo Aparecido Luciano, da Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Corumbataí do Sul (Coaprocor), abordando a organização para a comercialização; e Eltin Pratinha, do grupo Prats, apresentando o histórico de desenvolvimento da citricultura no Noroeste.
À tarde, os participantes conversam com Paulo Andrade, do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Em pauta, o mercado de frutas.
O Seminário Mesorregional da Fruticultura será oportunidade para que os produtores ampliem as possibilidades de cultivo e otimizem os resultados. Para isso, além de assistirem às explicações técnicas, os participantes poderão fazer perguntas e tirar dúvidas com os palestrantes.



