(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

CAMPUS DE PARANAVAÍ

IFPR busca apoio da sociedade para reivindicar mais profissionais e novos cursos

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

A Portaria 246/2016 do Ministério da Educação (MEC) define como os campi do Instituto Federal (IF) devem funcionar em todo o País. A tipologia varia de acordo com o tamanho e a estrutura de cada unidade, estabelecendo o limite de servidores. Em Paranavaí, são permitidos, no máximo, 70 professores e 45 técnicos.

A restrição impede a contratação de novos profissionais e, consequentemente, barra a expansão do campus local. A direção está empenhada para mudar essa realidade e tem buscado apoio da sociedade para dobrar a capacidade, passando para a tipologia 150/100. Com a equipe praticamente duas vezes maior, também seria possível dobrar o número de cursos.

Chefe de gabinete da direção-geral, Valeriê Cardoso Machado Inaba conta que o campus de Paranavaí atingiu o limite 70/45 há três anos. A mudança de tipologia foi solicitada junto à Reitoria do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em duas ocasiões, sem respostas do MEC.

Recentemente, uma comissão retomou o debate e preparou um dossiê que justifica a necessidade de expansão. O documento terá o apoio formal de lideranças de todo o Noroeste do Paraná: representantes de entidades de classe, prefeitos e vereadores. O engajamento de todos será fundamental para que a reivindicação seja atendida, avalia a chefe de gabinete da direção-geral.

A equipe do campus de Paranavaí não tem prazo definido para o envio da nova solicitação ao Governo Federal, mas “quanto mais cedo colocarmos esse documento em Brasília, mais cedo o MEC vai deliberar”, diz Valeriê Cardoso Machado Inaba.

IFPR de Paranavaí – A criação do campus do IFPR de Paranavaí foi oficializada em dezembro de 2008, através da Lei Federal 11.892, e a primeira aula aconteceu em 16 de agosto de 2010. Atualmente, a instituição de ensino e reúne aproximadamente 1.000 estudantes de 32 municípios da região, sendo 80% provenientes de escolas públicas.

O Instituto Federal oferece bolsas de estudos, o que reduz a evasão escolar e os índices de repetência. A participação dos alunos garante o desenvolvimento de pelo menos 80 projetos de pesquisa e extensão, permitindo a inserção da escola na comunidade em diferentes níveis.

Em todo o Paraná, 25 municípios contam com unidades IF. Apenas um campus, o de Curitiba, tem a tipologia 150/100. Outros 19 estão na categoria 70/45, caso de Paranavaí, e cinco são chamados de campi avançados, com estrutura menor.

Compartilhe: