REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A Portaria 246/2016 do Ministério da Educação (MEC) define como os campi do Instituto Federal (IF) devem funcionar em todo o País. A tipologia varia de acordo com o tamanho e a estrutura de cada unidade, estabelecendo o limite de servidores. Em Paranavaí, são permitidos, no máximo, 70 professores e 45 técnicos.
A restrição impede a contratação de novos profissionais e, consequentemente, barra a expansão do campus local. A direção está empenhada para mudar essa realidade e tem buscado apoio da sociedade para dobrar a capacidade, passando para a tipologia 150/100. Com a equipe praticamente duas vezes maior, também seria possível dobrar o número de cursos.
Chefe de gabinete da direção-geral, Valeriê Cardoso Machado Inaba conta que o campus de Paranavaí atingiu o limite 70/45 há três anos. A mudança de tipologia foi solicitada junto à Reitoria do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em duas ocasiões, sem respostas do MEC.
Recentemente, uma comissão retomou o debate e preparou um dossiê que justifica a necessidade de expansão. O documento terá o apoio formal de lideranças de todo o Noroeste do Paraná: representantes de entidades de classe, prefeitos e vereadores. O engajamento de todos será fundamental para que a reivindicação seja atendida, avalia a chefe de gabinete da direção-geral.
A equipe do campus de Paranavaí não tem prazo definido para o envio da nova solicitação ao Governo Federal, mas “quanto mais cedo colocarmos esse documento em Brasília, mais cedo o MEC vai deliberar”, diz Valeriê Cardoso Machado Inaba.
IFPR de Paranavaí – A criação do campus do IFPR de Paranavaí foi oficializada em dezembro de 2008, através da Lei Federal 11.892, e a primeira aula aconteceu em 16 de agosto de 2010. Atualmente, a instituição de ensino e reúne aproximadamente 1.000 estudantes de 32 municípios da região, sendo 80% provenientes de escolas públicas.
O Instituto Federal oferece bolsas de estudos, o que reduz a evasão escolar e os índices de repetência. A participação dos alunos garante o desenvolvimento de pelo menos 80 projetos de pesquisa e extensão, permitindo a inserção da escola na comunidade em diferentes níveis.
Em todo o Paraná, 25 municípios contam com unidades IF. Apenas um campus, o de Curitiba, tem a tipologia 150/100. Outros 19 estão na categoria 70/45, caso de Paranavaí, e cinco são chamados de campi avançados, com estrutura menor.